50 anos do golpe: Sábados Resistentes trazem mesas de testemunhos
SÁBADOS RESISTENTES
Dia 26 de abril, das 14h às 17h30
Mesas de Testemunhos
Os Sábados Resistentes do mês de abril são parte da programação “Golpe Militar – 50 anos, Memória, História e Direitos Humanos” desenvolvida por diversas instituições* engajadas na defesa dos Direitos Humanos.
As mesas de testemunhos trarão a oportunidade de conhecer alguns fatos por meio dos relatos dos próprios protagonistas envolvidos em atividades de militância e resistência à ditadura civil-militar (1964-1985): na primeira mesa (05 de abril), participaram militares que se voltaram contra a ditadura; na segunda (12 de abril), familiares de mortos e desaparecidos políticos; e na terceira (26 de abril), ex presos políticos.
A atividade também é parte do Programa Coleta Regular de Testemunhos do Memorial da Resistência, que integrará os testemunhos ao seu acervo para futuras pesquisas e consultas.
PROGRAMAÇÃO
TERCEIRA MESA – 26 de abril: “Ex-presos políticos da ditadura”
14h: Boas vindas – Karina Alves (Memorial da Resistência de São Paulo)
Coordenação – Ivan seixas (Coordenador da Comissão Estadual da Verdade “Rubens Paiva” e diretor do Núcleo de Preservação da Memória Política)
14h30: Mesa de Testemunhos com:
– Arthur Scavone (jornalista, ex-preso político, militante do Movimento de Libertação Popular – MOLIPO)
– Maria Aparecida Costa (advogada, ex-presa política, integrante da Luta Armada da ALN)
___
* Memorial da Resistência de São Paulo, Núcleo de Preservação da Memória Política, Observatório de Educação em Direitos Humanos da Unesp, Centro de Documentação e Memória da Unesp, Fundação Memorial da América Latina, Fundação Perseu Abramo e Instituto Vladimir Herzog.
___
Os Sábados Resistentes, promovidos pelo Memorial da Resistência de São Paulo e pelo Núcleo de Preservação da Memória Política, são um espaço de discussão entre militantes das causas libertárias, de ontem e de hoje, pesquisadores, estudantes e todos os interessados no debate sobre as lutas contra a repressão, em especial à resistência ao regime civil-militar implantado com o golpe de Estado de 1964. Os Sábados Resistentes têm como objetivo maior o aprofundamento dos conceitos de Liberdade, Igualdade e Democracia, fundamentais ao Ser Humano.
Uma realização do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura e Memorial da Resistência de São Paulo
Acesse o site e acompanhe nas redes sociais:
www.memorialdaresistenciasp.org.br
www.facebook.com/memorialdaresistenciasp
www.twitter.com/M_ResistenciaSP