Mariana Jofilly lança “No centro da engrenagem”, neste sábado, em São Paulo
Será nesta sábado, 18 de agosto, o lançamento do livro “No centro da engrenagem”, da professora e pesquisadora Mariana Jofilly, filha dos camaradas Bernardo e Olívia Jofilly.
“No centro da engrenagem” tem como objeto os interrogatórios de presos políticos na Oban e no DOI de São Paulo. Ele foi um dos vencedores do Prêmio Memórias Reveladas de 2010 e publicado em coedição pelo Arquivo Nacional e a Edusp.
Adaptado da tese de doutorado de Mariana, “No centro da engrenagem” trata sobre os interrogatórios na Operação Bandeirante e no DOI de São Paulo (1969-1975). A tese problematiza a função dos interrogatórios preliminares produzidos pelo DOI de São Paulo dentro da engrenagem repressiva, procurando compreender como se articulavam os dois eixos de atividade do órgão: informação e segurança. Parte-se da constituição do DOI para se investigar, em seguida, como se processavam os interrogatórios preliminares, como se constituía seu ethos discursivo, quais os temas abordados e, finalmente, quais os métodos empregados para obter as informações e dar-lhes um tratamento, de modo a construir um depoimento “coerente”, livre de contradições.
PROGRAMAÇÃO
14h | Boas vindas – Katia Felipini (Coordenadora do Memorial da Resistência de São Paulo)
Coordenação – Maurice Politi (diretor do Núcleo de Preservação da Memória Política)
14h30 – 16h | PALESTRAS
– Anderson da Silva Almeida – graduado em História pela Universidade Católica de Salvador-BA, mestre e doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense, onde leciona.
– Alessandra Gasparotto – graduada em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde concluiu seu mestrado. Atualmente é doutoranda na mesma Universidade. Desde 2011, é professora do Departamento de História da Universidade Federal de Pelotas.
– Mariana Joffily – graduada e doutora em História pela Universidade de São Paulo e com estudos em Paris na Sorbonne IV. Professora de História da Universidade do Estado de Santa Catarina.
16h – 17h | Debate com o público
17h – 17h30 | Lançamento dos livros e sessão de autógrafos