Brasil e mais cinco países pedem Cuba na Cúpula das Américas em 2015
Seis países pediram que Cuba participe da Cúpula das Américas de 2015 no Panamá, durante os debates no último dia da 43ª Assembleia Geral da OEA que acontece em Antigua, na Guatemala.
“Uma Cúpula das Américas sem a presença de Cuba não é Cúpula”, afirmou o vice-ministro das Relações Exteriores da Nicarágua e representante permanente na OEA, Denis Moncada, ao falar na Assembleia.”Incluir Cuba na Cúpula é parte desse enfoque inclusivo, e consideramos que é um tema que, na parte preparatória e na dinâmica do processo de Cúpulas, deve se levar em conta para que seja definido com tempo prudente”.
Cuba não assistiu à última reunião de presidentes do continente no ano passado, em Cartagena, Colômbia.
O Panamá, que em 2015 sediará a VII Cúpula das Américas, provocou o debate quando seu chanceler Fernando Núñez disse que espera “contar com a presença de cada um dos países das Américas”.
Núñez antecipou que será formada uma comissão para acompanhar a possível participação cubana no encontro.
“A Argentina acredita que uma cúpula nunca estará completa sem a participação da nossa irmã Cuba”, defendeu o chanceler desse país sul-americano, Héctor Timerman, acrescentando que serão feitos “esforços” para atingir esse objetivo.
No mesmo contexto, Brasil, Venezuela e Equador anunciaram seu apoio, enquanto o vice-chanceler uruguaio, Luis Porto, declarou que seu país “apoia desde sempre a participação de todos”.
O Panamá foi eleito por consenso no ano passado como sede da cúpula.