Campanha “Brasil com Chávez está com Maduro” fará ato público na sexta (5)
As eleições presidenciais na Venezuela acontecerão no dia 14 de abril. A disputa deve reproduzir o cenário eleitoral vivido pelo país em outubro de 2012, quando Hugo Chávez venceu Henrique Capriles. Nicolás Maduro, ex-vice-presidente de Chávez, está na disputa com o compromisso de dar sequência ao governo revolucionário.
A mesma articulação política que reuniu organizações e personalidades no comitê “Brasil está com Chávez” retoma o trabalho para apoiar a candidatura de Maduro. Estão previstos a realização de um ato público em São Paulo e o envio de delegações de parlamentares e de jornalistas de veículos progressistas, a exemplo do que foi realizado em outubro de 2012, com materiais publicados no blog Comunicasul.
Foro
Durante a reunião do Foro de São Paulo, ocorrida nesta segunda (1), realizada no Quartel da Montanha, foi lida a declaração final do grupo de partidos de esquerda e progressistas da América Latina. Nela, os membros do Foro de São Paulo ratificaram seu respaldo ao candidato socialista e sua plena convicção de que “as causas de Hugo Chávez triunfarão”.
“Para nós, Chávez é companheiro de luta, que trabalhou ombro a ombro com seu povo na construção de uma Venezuela próspera, democrática e soberana, e por um mundo melhor”, afirma-se no texto.
Nesse sentido, o Foro de São Paulo fez um chamamento ao conjunto da esquerda latino-americana e caribenha para defender as transformações políticas, sociais e econômicas impulsionadas por Chávez e desencadear uma campanha de solidariedade com a Venezuela e em apoio à candidatura de Nicolás Maduro.
“Os partidos políticos integrantes do Foro de São Paulo manifestam sua solidariedade com o direito do povo venezuelano a escolher seu destino e alerta o mundo para a estratégia dirigida pelo imperialismo e seus aliados de questionar o triunfo eleitoral de Nicolás Maduro, em 14 de abril próximo”, indica a declaração.
Igualmente, as juventudes das organizações e movimentos que integram o Foro de São Paulo divulgaram uma declaração em apoio à Revolução Bolivariana, ao legado do presidente Hugo Chávez e ao candidato socialista Nicolás Maduro.
“Desde o coração de Chávez e da pátria grande latino-americana e caribenha, as juventudes dos partidos políticos e os membros do Foro de São Paulo apoiamos de maneira unânime e decidida Nicolás Maduro, candidato da Revolução Bolivariana nas próximas eleições na Venezuela no próximo 14 de abril”, diz o texto.
São Paulo
No dia 5 de abril, quando se completa um mês da morte de Chávez, atos de homenagem ao líder bolivariano e de apoio a Maduro estarão acontecendo em toda a América Latina e ao redor do mundo.
Em São Paulo (SP), o ato acontecerá às 19h no Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (Rua Genebra, 25), e contará com a participação de partidos políticos, de sindicatos, de movimentos sociais, de intelectuais e de artistas.
Serviço
Ato da campanha Brasil com Chávez está com Maduro
Sexta-feira, 5 de abril, às 19h
Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo
Rua Genebra, 25 – São Paulo (SP) – Brasil
Organização: Comitê da Campanha Brasil com Chávez está com Maduro
Apoio: Foro de São Paulo; Alba Movimentos; PT; PCdoB; PSOL; MST; Cebrapaz; Levante Popular da Juventude; Consulta Popular.