Economias emergentes serão força principal para crescimento econômico mundial
Segundo Manuel Martínez, professor da Universidade de Tecnologia de Monterrey, no México, os emergentes devem fortalecer ainda mais as coordenações na área econômica. O governo mexicano está mudando seu modo tradicional de desenvolvimento, demasiadamente dependente dos Estados Unidos, e busca mais cooperações comerciais com os países em desenvolvimento.
“Nos últimos anos, o governo mexicano tem dado muita importância ao reforço de contatos comerciais com a China. Atualmente, o valor da exportação do país aos EUA ocupa 80% do total. Porém, existe incerteza nesse padrão de comércio único. Portanto, esperamos fortalecer parcerias de negócio com mais países. As potências econômicas tradicionais estão enfrentando grandes dificuldades. Nesta situação, é importante que as economias emergentes intensifiquem intercâmbios e coordenações.”
O Departamento de Tesouro dos Estados Unidos divulgou um relatório no qual reviu o crescimento econômico norte-americano para o primeiro trimestre de 2,2% para 1,9%. Além disso, o setor bancário da Espanha precisa de 100 bilhões de euros para se reestruturar. No entanto, diante da situação complicada, as economias emergentes, como a China, apresentaram uma tendência de crescimento estável. Ao falar do assunto, a professora da Universidade de Comércio e Economia Internacional da China, Zhao Xuemei, deu sua opinião.
“A taxa de crescimento econômico global dos últimos anos se mantém em cerca de 4%. Muito por causa do desenvolvimento das economias emergentes. Entre elas, destacam-se os países da América Latina, a China e a Índia. Eles já se tornaram uma força indispensável para a recuperação econômica mundial.”
Quanto ao papel da China no crescimento econômico mundial, o diretor do centro para pesquisa econômica da Universidade do México, José Romero, destacou:
“A China deve aumentar ainda mais a influência do renminbi na Ásia. No momento, a moeda chinesa já se tornou uma moeda de liquidação para negócios entre diversos países. Por exemplo, Hong Kong já começou a usar o renminbi para liquidação no comércio com Londres, capital do Reino Unido. Essa operação pode ajudar outros países a reduzirem os riscos financeiros, além de promover a estabilidade econômica mundial.”
De acordo com a imprensa internacional, as economias emergentes devem aproveitar a oportunidade da cúpula do G20 para fortalecer cooperações comerciais, a fim de dar mais vitalidade ao crescimento econômico global.
________
Fonte: Rádio Internacional da China