Segundo o projeto, devido às influências e limitações de fatores naturais, históricos e culturais, assim como ao atual nível do progresso econômico e social, a China continua enfrentando muitos desafios no desenvolvimento da causa dos direitos humanos.

O documento acrescenta que, nos próximos três anos, o governo chinês concentrará seus esforços nos direitos humanos com a construção econômica, política, cultural, social e ecológica.

Para satisfazer a demanda de uma melhoria de vida, o país vai priorizar os direitos do povo em subsistência e desenvolvimento e melhorar o meio de vida da população, além de fazer todos os esforços possíveis para abordar os problemas mais urgentes e importantes para os chineses.

De acordo com o documento, a China vai melhorar o sistema de pensão para garantir que em 2015, o número de trabalhadores e habitantes urbanos cobertos pelas políticas de pensão básicas para idosos chegue a 357 milhões. Os esforços também serão feitos para melhorar o sistema de seguro médico básico, a fim de estabelecer a cobertura básica para residentes urbanos e rurais.

No dia 2 de novembro de 1991, a China publicou um documento chamado “livro branco sobre situação dos direitos humanos do país”, que mostra ao mundo sua posição e política básica relativas ao assunto. Nos anos seguintes, mais de 30 documentos foram divulgados pelo governo chinês. Diferente dos livros brancos anteriores, o plano publicado hoje dá mais importância ao planejamento e às ações práticas tomadas pelas autoridades na proteção dos direitos humanos.

Até o momento, apenas 29 países do mundo, entre eles a China, elaboraram seus próprios planos de ação para proteção dos direitos humanos. Nas últimas três décadas, a China tem obtido grande progresso na promoção dos avanços da causa. Em 2004, o governo chinês reiterou mais uma vez na Constituição revisada que o país deve respeitar e garantir os direitos humanos dos cidadãos.

O plano indica que o período de 2012 a 2015 será decisivo para o país melhorar os direitos humanos enquanto implementa o 12º Plano Quinquenal de Desenvolvimento (2011-2015), aprofundando a reforma e abertura e acelerando a transformação do modelo de desenvolvimento econômico da nação.

__________

Fonte: Rádio Internacional da China