Guillermo Teillier, presidente do PC do Chile, presente!
Guillermo Teillier presidiu o PC do Chile nos últimos 18 anos.
O presidente do Partido Comunista do Chile, Guillermo Teillier, faleceu, na madrugada desta terça-feira, 29 de agosto, aos 79 anos.
“Hoje lamentamos a partida de Guillermo Teillier, dirigente histórico do PCdoChile que cumpriu um papel essencial na formação de gerações distintas. Envio um grande abraço para sua família, amigos e seus companheiros e companheiros nesses momentos de tristeza”, declarou o presidente do Chile, Gabriel Boric.
Boric declarou luto oficial no país em homenagem para Teillier.
A ministra comunista Camila Vallejo, homenageou Teillier em seu Twitter: “Sempre registraremos o Companheiro Guillermo como um construtor da unidade. Apesar de ter tido uma vida dura e difícil, a propósito da clandestinidade, do exílio e da tortura. Sempre e sempre será um exemplo de diálogo e de construção de caminhos para o entendimento com dignidade e para a justiça social. Um companheiro valente, honesto, humilde e que sempre pensava nos outros. Honra e Glória, companheiro”, escreveu Vallejo.
Já a presidenta do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Luciana Santos, enviou, em nome do CC do PCdoB, uma mensagem de condolências, lamentando a perda do “grande dirigente e lutador do povo chileno”.
Leia a íntegra da nota do PCdoB.
Queridos camaradas do Partido Comunista do Chile, familiares e amigos do grande dirigente e lutador do povo chileno, Guillermo Teillier,
Esta manhã, recebemos a triste notícia de seu falecimento. Teillier que foi um grande companheiro e amigo dos comunistas brasileiros ao longo de décadas, especialmente nos últimos anos em que presidiu o partido e com quem sonhamos juntos por uma América do Sul de integração, justiça e desenvolvimento para seu povo.
Seguramente seu legado permanece como inspiração aos que todos os dias dedicam suas vidas às mais justas lutas do povo chileno e latino-americano.
Nos somamos aos que hoje choram sua partida e abraçamos calorosamente cada camarada e familiar.
Luciana Santos
Presidente do Partido Comunista do Brasil (PCdoB)