Pressupostos dialéticos acerca do socialismo e projetamento na China de hoje
Novo número da revista Economia e Sociedade, da Unicamp, traz artigo de Elias Jabbour e Cristiano Capovilla sobre o socialismo chinês e a nova economia de projetamento
Acaba de ser publicado o novo número da revista Economia e Sociedade, do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE/Unicamp).
Com um dossiê intitulado “China: desafios de desenvolvimento, influência global e relações com América Latina e Brasil”, este novo número conta com artigo de autoria dos professores Elias Jabbour e Cristiano Capovilla.
No artigo “Pressupostos dialéticos acerca do socialismo e projetamento na China de hoje”, os autores argumentam que “o socialismo chinês se desenvolve baseado no marxismo como ciência do poder político em oposição aos postulados do chamado ‘marxismo ocidental'”.
Jabbour e Capovilla concluem que “emerge e se desenvolve nova formação econômico-social e nova dinâmica de acumulação – mais racional e eficaz – naquela região do globo e que, para melhor compreendê-la, devemos lançar mão das contribuições do economista brasileiro Ignacio Rangel sobre o projetamento”.
Leia mais: China, o socialismo do século XXI, de Jabbour e Gabriele
Trata-se de um desenvolvimento das ideias que Jabbour lançou originalmente em 2021 no livro “China: o socialismo do século XXI”, escrito em parceria com o recém falecido Alberto Gabriele.
Leia mais: Para minha alma gêmea intelectual, Alberto Gabriele
O artigo pode ser lido na íntegra aqui.