Geopolítica: FMG-BA discute desafios globais e o papel do Brasil
Debate promovido pela seção da Fundação Maurício Grabois na Bahia em parceria com o Cebrapaz contou com a presença do jornalista José Reinaldo. Foto: Arquivo da FMG.
Na noite da última quinta-feira (05/12), a seção Bahia da Fundação Maurício Grabois, em parceria com o CEBRAPAZ, promoveu um debate no Sindicato dos Bancários da Bahia, com o tema “O Brasil diante de um mundo conturbado”. O evento contou com a presença do jornalista José Reinaldo, editor internacional do Portal Brasil 247 e do Portal da Geopolítica, e atraiu um público interessado em compreender os complexos desdobramentos do cenário político e econômico mundial.
José Reinaldo fez uma análise crítica dos últimos acontecimentos globais, abordando temas como as guerras na Ucrânia e no Oriente Médio, além das crises institucionais na Coreia do Sul, França e Alemanha. Segundo o jornalista, esses eventos expõem a fragilidade do modelo de democracia liberal, que estaria cada vez mais vulnerável aos interesses das elites econômicas e do imperialismo americano.
“A falência da democracia liberal demonstra a necessidade urgente de os movimentos sociais e a esquerda global construírem um modelo de democracia econômica, social, política e efetivamente participativa”, afirmou José Reinaldo, destacando o papel fundamental da organização popular em um contexto global de crescente desigualdade e instabilidade.
O palestrante também destacou a emergência de um mundo multipolar, caracterizado pela ascensão econômica da China, o ressurgimento da Rússia e a consolidação de iniciativas como os BRICS e outros blocos de governança regional. “Esses fenômenos demonstram, de maneira inequívoca, que há um processo de multipolaridade em construção em âmbito mundial”, apontou o jornalista. Para ele, diante desse quadro, é imprescindível que o Brasil adote uma política externa assertiva e ativa, contribuindo para a construção de uma nova correlação de forças no cenário internacional.
O presidente da Fundação Maurício Grabois na Bahia, Everaldo Augusto, ressaltou a relevância do debate para o entendimento das tendências políticas mundiais e seus reflexos no Brasil. “Cada vez mais os acontecimentos no mundo interferem no nosso dia a dia. Nesse sentido, o debate foi muito importante para que possamos identificar as tendências da política em âmbito mundial e no Brasil”, afirmou.
O evento reforçou a importância de iniciativas que promovam a análise crítica do cenário global, reafirmando o papel da Fundação Maurício Grabois como um espaço de reflexão e debate para a construção de um futuro mais justo e democrático.