Logo Grabois Logo Grabois

Leia a última edição Logo Grabois

Inscreva-se para receber nossa Newsletter

    Cultura

    PodeMarx estreia com clássicos do marxismo-leninismo em podcast no Spotify

    Podcast apresenta resenhas comentadas e conversas descontraídas sobre o pensamento marxista, com episódios quinzenais.

    POR: Redação

    3 min de leitura

    Já está no ar o PodeMarx – Literatura Marxista, podcast que traz resenhas e debates sobre obras do marxismo-leninismo. Com um formato leve, didático e conectado com a realidade dos ouvintes, o programa busca aproximar um público mais amplo dos textos que fundamentam o pensamento socialista, a crítica ao capitalismo e a luta por uma nova sociedade.

    O podcast é produzido pela Escola Nacional João Amazonas, referência na formação política dos militantes do PCdoB, e estreou em março no Spotify. Os dois primeiros episódios discutem os livros Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico e A Situação da Classe Trabalhadora na Inglaterra, ambos de Friedrich Engels. Apresentado pelo jornalista e historiador Osvaldo Bertolino, cada episódio conta com a participação de convidados especiais. 

    Ouça aqui

    Episódio 1: Livro “Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico” de Friedrich Engels, com o historiador, diretor da Escola Nacional João Amazonas e membro do comitê central do PCdoB, Altair Freitas.

    Episódio 2: O professor e cientista político Theofilo Rodrigues apresenta as ideias centrais do livro de Friedrich Engels, “A Situação da Classe Trabalhadora na Inglaterra”, escrito em 1845. 

    Com episódios quinzenais e previsão de expansão para outras plataformas, o PodeMarx aposta na combinação entre conteúdo teórico e formato atrativo. “A ideia é apresentar livros clássicos do marxismo-leninismo por meio de resenhas acessíveis, facilitando o primeiro contato com essas obras e seus fundamentos políticos”, explica o diretor da Escola Nacional João Amazonas, Altair Freitas.

    Leia também: Simpósio reúne vozes progressistas por um novo projeto nacional

    O tom descontraído é parte central da proposta: “As resenhas são apresentadas como bate-papos leves, com interação entre os participantes e exemplos do cotidiano que ajudam a ilustrar temas complexos, facilitando a compreensão e aproximando o público jovem ou iniciante dos estudos marxistas”, acrescenta.

    A iniciativa se soma a outras frentes de atuação da Escola João Amazonas,  que já propagam as ideias do socialismo para além da militância partidária. Um exemplo é a Live do João, transmitida pela TV Grabois no YouTube. O objetivo é expandir o alcance da formação política e qualificar o debate público em torno da construção de uma alternativa ao capitalismo.

    Com o PodeMarx, a Escola amplia ainda mais seu alcance, buscando formar uma militância crítica, atualizada e engajada na luta por transformações sociais.

    A Escola Nacional João Amazonas realiza cursos, seminários e ações de formação política presencial e a distância, abordando conteúdos como o Programa Socialista do PCdoB e os diferentes níveis do curso de marxismo-leninismo. 

    Notícias Relacionadas