O editor do jornal Avante! e membro do Comitê Central do Partido Comunista Português (PCP), Manuel Rodrigues, visitou nesta segunda-feira (27) a sede da Fundação Maurício Grabois em São Paulo (SP), onde se reuniu com o presidente da organização, Walter Sorrentino.
Na reunião, foram combinados intercâmbios editoriais entre os veículos e a presença da Grabois na Festa da 50ª edição do Avante!, que será realizada nos dias 4, 5 e 6 de setembro de 2026. O evento, organizado pelo PCP, celebra a sua história de cinco décadas na Quinta da Atalaia, no Seixal, Portugal.
“PCdoB e PCP têm relações fraternas e de alto nível político e ideológico. Eu e Manuel Rodrigues trocamos impressões sobre o 16º Congresso do PCdoB e eu conheci melhor a realidade de Portugal na eleição presidencial de janeiro próximo, onde figura o candidato comunista António Filipe”, declarou Walter Sorrentino sobre o encontro.
O ex-deputado António Filipe foi oficializado candidato à Presidência da República de Portugal, prevista para 2026, pelo PCP, com o objetivo de unir os democratas e enfrentar o avanço da extrema direita, marcado pelo crescimento do partido Chega, liderado por André Ventura.
Leia também:
PCCh defende multilateralismo e solidariedade Sul–Sul em Congresso do PCdoB
Lições das Revoluções no Século XX: o dólar, o medo do comunismo e o erro britânico
No Brasil, o PCdoB consolidou em seu 16º Congresso a proposta de formação de uma frente ampla, liderada pela esquerda, com o objetivo de reeleger Luiz Inácio Lula da Silva para a presidência, de forma a impedir o retorno da extrema-direita ao poder e avançar na construção de um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento.
Avante!
Jornal comunista semanal de circulação impressa e online, o Avante! traz análises, posições e propostas do PCP e atividade de suas organizações. Além de romper o bloqueio informativo da imprensa comercial sobre as atividades do partido, o Avante! assume a tarefa de divulgação dos “problemas, aspirações e lutas dos trabalhadores e das outras camadas que integram o sistema de alianças sociais para a atual etapa de luta dos comunistas portugueses pelo socialismo”.
Grabois
Instituída pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB) em 2008, Fundação Maurício Grabois (FMG) sucedeu o Instituto Maurício Grabois (IMG), tendo como missão ser um espaço de referência para o pensamento marxista e progressista, promovendo a sustentação teórica e política de um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento como caminho brasileiro para o socialismo.
Tendo como referência o Programa Socialista do PCdoB, a Grabois realiza a disputa política das ideias na sociedade em torno do Socialismo do Século XXI a partir da perspectiva do Sul Global e atua para reunir amplas forças militantes e intelectuais de setores organizados na formulação de um novo projeto nacional de desenvolvimento para o país.
Visa também articular e divulgar a produção de conhecimento da intelectualidade marxista e progressista brasileira, por meio da Revista Princípios e de sua produção editorial. Sua atividade abriga a Escola Nacional João Amazonas, de formação de quadros e militantes do PCdoB, o Centro de Documentação e Memória (CDM) do PCdoB e das lutas operárias, o Centro de Estudos Estratégicos Brasil-China (CEBRAC). O diálogo com a sociedade é intensificado pela comunicação formada pelo Portal Grabois, TV Grabois e Newsletter, além da presença com perfil oficial nas principais redes sociais.