Logo Grabois Logo Grabois

Leia a última edição Logo Grabois

Inscreva-se para receber nossa Newsletter

    Cultura

    Nova sede cultural do PCdoB em Campinas integra política, memória e cultura

    Espaço coletivo será inaugurado nesta sexta-feira (23) com ato político e homenagem ao militante comunista Augusto Buonicore

    POR: Leandro Melito

    6 min de leitura

    Sede Cultural do PCdoB-Campinas, Casa Augusto Buonicore. Foto: Divulgação
    Sede Cultural do PCdoB-Campinas, Casa Augusto Buonicore. Foto: Divulgação

    O PCdoB-Campinas (SP) inaugura nesta sexta-feira (23) a Sede Cultural Casa Augusto Buonicore, espaço coletivo de encontro, organização e construção das lutas populares na cidade. A inauguração tem início às 18h com um ato político com a presença do vereador Gustavo Petta (PCdoB- Campinas), secretário nacional de Juventude do PCdoB; de Rovilson Brito, presidente estadual do PCdoB-SP; e Nilvado Santana, secretário Sindical Nacional do PCdoB.

    A inauguração do espaço contará com uma homenagem à memória do militante histórico Augusto Buonicore (1960-2020). A casa que leva seu nome celebrará a trajetória do comunista, historiador e cientista político.

    “O Augusto foi uma figura muito emblemática na cidade, um servidor público que ajudou a fundar o sindicato da categoria, um trabalhador com consciência de classe que não se contentou em ficar no seu posto de trabalho, organizou o sindicato e ao longo da sua vida veio formando, organizando e criando várias lutas e cursos de formação. Então a casa traz esse espírito combativo”, destaca Carlos Siqueira, presidente municipal do PCdoB-Campinas.

    Memorial em homenagem a Augusto Buonicore na Sede Cultural do PCdoB-Campinas. Foto: Divulgação

    Ele destaca que a inauguração faz parte do processo de revigoramento do partido e ampliação do diálogo com a sociedade:

    “Este novo espaço nasce da ideia de diálogo mais amplo e da unidade da esquerda, com o objetivo de trazer temas envolvendo a cidade, a solidariedade latino-americana, em torno de um espaço político que possa reverberar isso.”

    Além do Memorial, Sede Cultural Augusto Buonicore contará com um estúdio de gravação de rádio e TV, que além das gravações fará a transmissão dos eventos realizados no espaço. A área externa da casa, um quintal a céu aberto está equipada com um palco para a realização de eventos políticos palestras, reuniões, formações e culturais. A área de convivência conta ainda com o Bar Osvaldão, em homenagem ao militante histórico da Guerrilha do Araguaia.

    “Dentro do  espaço vai ter uma programação acontecendo. A ideia é ter uma feira no quintal da casa, junto às comunidades que tem horta e o movimento de mulheres empreendedoras. Vai ter um cineclube também”, conta Carlos Siqueira, sobre as atividades culturais do espaço. Na inauguração da Casa Augusto Buonicore haverá uma roda de samba para celebrar.

    “Não é só a sede do PCdoB, mas também um lugar para recebermos a população que não é filiada ao partido, mas é do campo da esquerda e do campo democrático. É uma forma de dialogarmos, além de presentear Campinas com um novo espaço de debate político”, destaca Siqueira.

    Conheça o espaço da Sede Cultural Augusto Buonicore:

    Quem foi Augusto Buonicore?

    Sede Cultural do PCdoB-Campinas, Casa Augusto Buonicore é inaugurada na sexta-feira, 23 de janeiro de 2026. Imagem: Divulgação

    Augusto César Buonicore nasceu em 21 de julho de 1960. Referência na interpretação de Gramsci e Lênin, dedicou sua vida à militância política e ao estudo do marxismo.

    Seu primeiro contato com a política foi na Escola Estadual Carlos Gomes, no início de 1978, em Campinas. Em plena ditadura militar, foi um dos organizadores da Associação dos Secundaristas de Campinas (ASC), participou do processo de reconstrução da União Campineira dos Estudantes Secundaristas (UCES), entidade fundamental para a reorganização da União Paulista dos Estudantes Secundaristas (UPES) e, em seguida, da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES).

    Já militante do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), seguiu sua atuação política no movimento estudantil universitário. Cursou História da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, onde seguiu na pós-graduação com mestrado e doutorado em Ciência Política. Em sua intensa produção teórica, revisitou clássicos do marxismo, desenvolvendo um trabalho importante sobre Gramsci e Lênin.

    Desenvolveu estudos sobre a questão das mulheres e dos negros no movimento comunista e escreveu sobre o marxismo e a homossexualidade, mostrando seu compromisso intelectual em buscar elementos para enfrentar temas contemporâneos da luta política e de ideias na sociedade.

    Veja alguns texto de Buonicore:

    + Marx e o 18 de Brumário de Louis Bonaparte
    + Bolchevismo e Antissemitismo (1917-1953)
    +O Cristianismo e o comunismo primitivo 
    + Carlos Marighella: Quando é preciso não ter medo
    + O Partido Comunista e o cinema brasileiro entre 1945 e 1956
    + Os 70 anos da Chacina de Tupã: a saga comunista nos tempos da guerra fria+ Marx e o desvelamento da política
    O Partido Comunista do Brasil em 1979
    + Neoliberalismo, os governos e as classes dominantes no Brasil

    Militante e construtor do PCdoB

    Buonicore não era um acadêmico distanciado da luta política: foi dirigente do Comitê Municipal do PCdoB de Campinas, onde assumiu tarefas militantes e de direção partidária. Servidor municipal, desenvolveu projeto de resgate da memória da cidade no Museu da Imagem e do Som (MIS) e organizou as atividades do Cineclube Outubro, que ajudou a fundar em 2017.

    Membro do Comitê Central do PCdoB e dirigente da Fundação Maurício Grabois, Augusto também foi um dos principais entusiastas e responsáveis ao longo das últimas décadas pela política nacional de formação do Partido Comunista do Brasil. Foi um dos fundadores da Escola Nacional João Amazonas e atuou como professor nos cursos nacionais do Partido.

    Na frente sindical, atuou no Sindicato dos Servidores Municipais de Campinas e foi um dos fundadores do Centro de Estudos Sindicais – CES, onde ajudou a desenvolver planos para a formação política e teórica dos dirigentes do movimento sindical.

    Serviço

    Inauguração da Sede Cultural Augusto Buonicore
    Data: Sexta-feira, 23/01
    Horário: A partir das 18h
    Local: Rua Delfino Cintra, 550 – Botafogo