Faleceu nesta terça-feira (10), aos 54 anos, Márcio Afonso Cabreira, membro do Comitê Central do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e secretário nacional de Relações Institucionais do Partido.
Em nota, o PCdoB lamentou a morte e enalteceu o legado do dirigente.
“Márcio Cabreira muito contribuiu para fortalecer o PCdoB e sua luta abnegada pela soberania do Brasil e pelo ideal socialista. Deixa um legado inestimável à jornada revolucionária, que prosseguirá abraçada pela atual e por novas gerações até à vitória.” (Ver nota completa no final da matéria)
Para Rosanita Campos, membro do Comitê Central do PCdoB e diretora da Fundação Maurício Grabois, a despedida é difícil e doída:
“Dizer adeus ao Márcio é muito triste. Eu o conheci ainda menino, um garotinho secundarista cheio de vida e determinação para lutar pelos jovens, pela educação, pelo Brasil desenvolvido e independente, por um mundo livre da opressão imperialista. Comunista, grande articulador. Cresceu e tornou-se esse grande dirigente político, cheio de humor e esperança, com uma incrível capacidade de unir e juntar todos que pudessem contribuir para a luta geral e a construção partidária.”
Gaúcho de Pelotas, Márcio Cabreira foi dirigente na Juventude Revolucionária Oito de Outubro (JR-8), braço juvenil do Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8), grupo de guerrilha urbana de oposição à ditadura militar (1964-1985) no Brasil, batizado em memória ao dia em que Che Guevara foi capturado, na Bolívia, em 1967.
Foi secretário nacional da Juventude do MR-8 e membro fundador do Partido Pátria Livre (PPL), do qual se tornou secretário de Relações Internacionais.
Cabreira teve papel central nesse processo como um dos integrantes do PPL no Comitê de Enlace formado por 12 membros (seis de cada agremiação), que conduziram as negociações ao longo de dois anos e sete meses.
A união entre o PCdoB e o PPL foi celebrada em um ato histórico no dia 2 de dezembro de 2018, em São Paulo, na Sessão Conjunta do Comitê Central do PCdoB e do Congresso Extraordinário do PPL. Além de aprovar sua incorporação ao PCdoB no dia anterior, o Congresso Extraordinário do PPL indicou 40 lideranças para compor a direção nacional comunista. A partir de então, Cabreira passou a integrar o Comitê Central do PCdoB e a compor a Comissão Política Nacional, de onde conduziu, junto ao então secretário nacional de Organização do PCdoB, Fábio Tokarski, o processo efetivo de integração entre os partidos. Como um dos principais articuladores do antigo PPL, Cabreira foi fundamental na transição e no acolhimento da militância do PPL dentro do PCdoB, ajudando a manter a coesão partidária após a fusão.
Em dezembro de 2021, Márcio Cabreira declarou:
“O PCdoB hoje é a salvação do Brasil. Derrotar Bolsonaro passa pelo PCdoB. Quer dizer: um PCdoB mais forte e coeso significa libertar o Brasil de Bolsonaro, com mais rapidez possível”,
Homenagens
O deputado federal Márcio Jerry se pronunciou no X:
Nosso @pcdob_oficial perde hoje um dos seus grandes e admiráveis quadros dirigente. Faleceu o camarada Márcio Cabreira.
Nossa homenagem e abraço solidário aos camaradas do Rio Grande do Sul, amigos e familiares.
Cabreira presente, hoje e sempre !— Márcio Jerry (@marciojerry) February 10, 2026
O PCdoB do Rio Grande do Sul se solidarizou com familiares, amigos, camaradas e companheiros de caminhada, reafirmando que o legado de Márcio Cabreira seguirá vivo na luta do povo brasileiro.
Ver esta publicação no Instagram
Relembre
Em 2024, Márcio Cabreira coordenou o Painel Cidades Democráticas, Mais Humanas e Sustentáveis, com Nádia Campeão e Luciana Santos, exibido pela TV Grabois.
Leia a íntegra da nota oficial do PCdoB
Tomados de emoção e consternados, recebemos a informação do falecimento do destacado dirigente nacional do PCdoB, Márcio Cabreira, aos 54 anos de idade. Ele lutava contra complicações de problemas conjugados de saúde. Internado desde novembro de 2025, na cidade de Porto Alegre, travou um duro combate pela vida, mas faleceu na tarde de hoje, 10 de fevereiro. Manifestamos sentidas condolências à esposa, camarada Ana Maria; às filhas Eduarda e Vitória; aos demais familiares; e aos nossos/as camaradas, amigos e amigas.
Natural de Pelotas, Rio Grande do Sul, Cabreira foi, desde a juventude, um imprescindível lutador das causas da soberania nacional, dos direitos do povo e do socialismo, atuando no movimento estudantil como dirigente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES). Integrou-se ao Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR8), cumprindo destacadas responsabilidades, e foi um dos fundadores do Partido Pátria Livre (PPL).
Foi o dirigente do PPL que fez os primeiros contados com a direção do PCdoB, cujos desdobramentos resultaram no histórico processo de integração do PPL ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB), consolidado no Congresso Extraordinário de 2 de dezembro de 2018. Cabreira compôs a Comissão de Enlace, formada por dirigentes das duas legendas, que conduziu a incorporação.
Integrou, desde então, o Comitê Central do PCdoB. Foi membro da Comissão Executiva Nacional, da Comissão Política Nacional, secretário-adjunto de Organização e secretário de Relações Institucionais. No pós-16º Congresso, realizado em outubro de 2025, foi eleito pelo Comitê Central para compor a atual Comissão Executiva Nacional.
Nestes sete anos atuando no núcleo da direção nacional do PCdoB, Cabreira conquistou liderança e admiração do coletivo militante por seu perfil que associava capacidade política, elevado compromisso revolucionário, dedicação incansável e fator de unidade, pelo seu estilo de diálogo e construções. Convicto da justeza do processo de integração, deu tudo de si ao êxito alcançado e sempre na direção de seu avanço.
Márcio Cabreira muito contribuiu para fortalecer o PCdoB e sua luta abnegada pela soberania do Brasil e pelo ideal socialista. Deixa um legado inestimável à jornada revolucionária, que prosseguirá abraçada pela atual e por novas gerações até à vitória.
Márcio Cabreira, presente sempre!
São Paulo, 10 de fevereiro de 2026
Nádia Campeão
Presidente em exercício do Partido Comunista do Brasil-PCdoB
Luciana Santos
Presidente licenciada do Partido Comunista do Brasil-PCdoB
Comissão Executiva Nacional do Partido Comunista do Brasil-PCdoB

Marcio Cabreira, dirigente do PCdoB, em Moscou, durante celebração do Dia da Vitória Soviética, em 9 de maio 2018. Foto: Arquivo Pessoal/Reprodução via Instagram