Imprensa estadunidense censura caso dos cinco cubanos
Um comunicado do grupo expressa que uma jornalista da cadeia televisiva CNN se interessou por cobrir a exposição Humor desde o encerro, de Gerardo Hernández, um desses cinco lutadores, encarcerados desde faz quase 13 anos em penitenciarias federais deste país.
Após várias perguntas da repórter local da televisora a organizadores da mostra de caricaturas que se mostraram ao público em Los Angeles, Califórnia, ou se marcou uma cita para uma entrevista, precisa o reporte.
Segundo o lembrado, o encontro realizou-se o passado 3 de junho na galería SPARC, antigo cárcere da cidade de Venice, onde se fez uma entrevista em espanhol e inglês a integrantes do Comitê e a Debra Padilla, diretora executiva do recinto.
Nós não sabíamos se a jornalista sabia a respeito do caso dos Cinco cubanos, mas três horas após a entrevista sim podemos afirmar que teve conhecimento de que Gerardo é um caricaturista com grande talento , acrescenta a nota do o agrupamento.
Ademais, que Hernández igual do que seus quatro irmãos de causa", está preso por defender seu país, Cuba, contra o terrorismo.
Assinala o texto que como era lógico perguntaram o possível momento da saída ao ar do trabalho, algo que não pôde responder a enviada da CNN, quem explicou que de certo, procurariam a alguém com um olhar diferente para balançar a notícia .
Detalha o comunicado que a surpresa foi ainda maior quando lhes informaram que o segmento da notícia balançada se ia apresentar em Encontro, um programa em espanhol da cadeia, na quarta-feira 15 de junho às 2 da tarde.
No entanto, não se transmitiu e a melhor resposta que conseguimos obter foi que uma decisão executiva determinou não mostrar a entrevista , o que põe de manifesto a persistente atitude dos meios estadunidenses por ocultar a verdade desta causa.
Enfatiza o comunicado que muitas vezes se escuta que Estados Unidos é um país livre, com plenos direitos à liberdade de expressão de todos seus cidadãos, mas onde está a liberdade de imprensa quando se trata de cobrir o caso dos cinco (antiterroristas) cubanos? .
Em reiteradas ocasiones autoridades cubanas, entre elas o presidente da Assembléia Nacional (Parlamento), Ricardo Alarcón, tem criticado o chamado muro de silêncio erguido aqui pelos meios de imprensa em torno desse caso.
Segundo Alarcón existem provas suficientes e irrefutáveis para convencer a qualquer da inocência dos Cinco "como se lhes identifica a nível mundial " mas, os meios controlados por Washington impedem que essas verdades se divulguem.
Em 2008 o caso apareceu em Projeto Censurado, um observatório crítico que a cada ano publica um relatório a maneira de livro, no qual recolhe as 25 notícias mais importantes vetadas nos Estados Unidos.
_____________
Fonte: Prensa Latina