Sob as barbas de Marx
A barba tem de ser cortada, ao menos simbolicamente. Essa foi uma exigência do diretor haitiano Raoul Peck. E a barba em questão é a de Karl Marx. Peck é o diretor de O jovem Karl Marx, filme sobre
A barba tem de ser cortada, ao menos simbolicamente. Essa foi uma exigência do diretor haitiano Raoul Peck. E a barba em questão é a de Karl Marx. Peck é o diretor de O jovem Karl Marx, filme sobre
O ministro da Cultura, Roberto Freire (PPS-SP) provocou um bate-boca na entrega do Prêmio Camões, na manhã desta 6ª feira em São Paulo. Premiado, o escritor Raduan Nassar, 87, leu discurso com críticas ao governo de Michel Temer e
A ideia do primeiro bloco soviético surgiu em São Paulo, em 2013, em uma brincadeira no Twitter que incluiu a cantora Vange Leonel (falecida em 2014) e sua então companheira, a jornalista Cilmara Bedaque. Do primeiro ano, em que
Ivan Chadr (1887-1941) nasceu em uma família de camponeses na pequena cidade de Chadrinsk, nos Urais (cerca de 2.000 km a leste de Moscou). Aos 20 anos, chegou andando a São Petersburgo. De todos os seus vários talentos, o
Quase toda cidade pequena – principalmente as de Minas – tem seu louco de estimação. Aquele que toda a cidade conhece, cuida e por quem zela como uma espécie de patrimônio. Ibiá, onde nasci, tinha o Zé Tem Dó;
Durante conversa com a imprensa internacional, Gomes leu uma carta em inglês, assinada por mais de 300 pessoas do setor audiovisual presentes em Berlim –entre eles, Laís Bondaznky, Luiz Bolognesi, Daniel Ribeiro, Julia Murat e Daniela Thomas–, apontando que
Nos debates sobre a tática durante o III Congresso da Internacional Comunista, Lênin [1] ataca duramente as teses encabeçadas pelo italiano Umberto Terracini. Na medida em que este propunha também substituir “princípios” por “objetivos”, Lênin o identifica com as
Tu queimaste a madrugada com o fogo de teu violão: sumo de cana na cuia de tua carne preta e viva, sob a lua morta e branca. o son te saiu redondo e mulato, como a nêspera.
O Brasil é mais capaz hoje de cuidar de suas telas do que jamais foi. À margem da recessão, o audiovisual nacional vive o alívio de ocupar um alto e inédito patamar de produção, em termos quantitativos e qualitativos,