-
É hora de fortalecer o mercado interno brasileiro
Miguel Manso31 de julho de 2025Brasil deve reagir às tarifas de Trump com reindustrialização, mais consumo interno, Embraer forte e políticas de Estado soberanas. Confira análise
Acesse -
Trump, Netanyahu e o colapso autoritário: como a guerra se torna insustentável
Miguel Manso7 de julho de 2025EUA e Israel usam o Irã como bode expiatório para mascarar crises internas, a rejeição popular e genocídio em Gaza. Enquanto isso, movimento “No More War” ganha força globalmente
Acesse -
Socialismo chinês e a superação do ineficiente capitalismo monopolista financeirizado
Miguel Manso15 de maio de 2025Como o Planejamento Estatal e os GGFs transformaram a China em uma Potência Tecnológica a serviço do povo? Estratégia de Inovação via Fundos Governamentais (GGFs) e Parques Tecnológicos
Acesse -
Juros no Brasil é caso de polícia
Miguel Manso26 de março de 2025Artigo investiga o papel do Banco Central na financeirização da economia brasileira, revela os beneficiários dos juros altos e denuncia a transferência sistemática de riqueza para o capital financeiro internacional.
Acesse -
Com EUA em declínio, Nazi-Trumpismo ameaça as Américas
Miguel Manso7 de fevereiro de 2025Artigo analisa o declínio econômico e a política externa dos Estados Unidos, indicando como Trump fortalece um neo-monroeísmo radical, marcado por sanções, intervenções e uma expansão agressiva sobre o Hemisfério Ocidental.
Acesse -
Financeirização global: como a China reage à especulação
Miguel Manso30 de janeiro de 2025País aposta na economia real, no controle estatal e na inovação para evitar os efeitos do capital fictício e desafiar a lógica dos monopólios financeiros
Acesse -
Crises do capitalismo financeirizado: uma análise Marxista
Miguel Manso22 de janeiro de 2025Como a hegemonia do capital fictício aprofunda desigualdades, gera crises cíclicas e desafia o equilíbrio entre a economia real e financeira no Brasil e no mundo é o foco da análise do primeiro de dois artigos sobre Marx, capitalismo financeiro e suas crises na fase monopolista, existe outra saída?
Acesse -
Bancos internacionais e especuladores lucraram 25% a mais em 2024 com ataques às moedas dos países emergentes
Miguel Manso10 de janeiro de 2025Saiba quem ganhou, quem perdeu e quanto os bancos lucraram com os ataques especulativos do dólar que desestabilizaram economias emergentes.
Acesse -
Internacional: Trump, a crise americana e de seus monopólios
Miguel Manso14 de dezembro de 2024Apontamentos sobre as eleições nos EUA: o agravamento das contradições inter-monopolistas e inter-imperialistas e a abertura de novas brechas para o desenvolvimento das nações e do multilateralismo.
Acesse -
O “medo do crescimento” para manter a subordinação aos interesses dos bancos
Miguel Manso19 de novembro de 2024De acordo com Miguel Manso, "o Banco Central e os bancos pressionam o governo para promover uma política econômica voltada para ajustes e cortes fiscais".
Acesse