Boas vindas ao Portal Grabois, conheça nossa marca
Boas vindas ao Portal Grabois, conheça nossa marca
O que você está procurando?

Coordenação: Theófilo Rodrigues, Carolina Ruy e Luciano Siqueira.

Membros: Alexandre Santini, Ana Rocha, Altair Freitas, Cida Pedrosa, Irapuan Santos, Marcus Vinicius, Mariana Venturini e Milton Barbosa.

Ementa
: Compreender as contradições na sociedade brasileira em suas diversas manifestações e origens, estejam elas ligadas às divisões sociais do trabalho ou expressas estritamente no âmbito da subjetividade e das vivências sociais. Compreender quais delas geram novas e antigas lutas sociais, e de que maneira se relacionam com a cultura, a brasilidade e o projeto nacional. Trabalhar no alargamento da nossa visão a respeito da religiosidade popular, especialmente, dos movimentos evangélicos e suas imbricações com a luta política e ideológica.

Metodologia: Realizar os estudos e pesquisas sobre a temática geral e em seus desdobramentos imediatos de classe, gênero e raça, tendo como perspectiva de compreensão e aperfeiçoamento do NPND — caminho brasileiro para o socialismo — e o Trabalho, em sentido amplo, como eixo integrador das diferentes dimensões a serem estudadas.

Pressupostos teóricos metodológico: Utilizar as categorias produção e reprodução social do trabalho como enquadramento teórico e analítico dos temas a serem estudados. Considerar como aspectos essenciais no âmbito da produção social do trabalho: a reestruturação produtiva, plataformização/uberização, terceirização e precarização das relações de trabalho; a composição social da força de trabalho segundo as diferentes formas de sua relação com o capital e o sindicalismo brasileiros. Considerar como aspectos essenciais da reprodução social do trabalho: a divisão sexual do trabalho, o trabalho reprodutivo e o trabalho de cuidados; arranjos familiares e comunitários do trabalho reprodutivo e de cuidados; dimensões coletivas simbólicas (representações sociais) do trabalho

Objetos de Pesquisa: Realizar estudos e pesquisas sobre a Sociedade Brasileira focados: (i) no esclarecimento das causas e motivações (ou desmotivações) do protagonismo politico dos movimentos sociais organizados, (ii) no entendimento das relações no seio do povo que geram novas lutas sociais, (iii) na compreensão das relações entre cultura e brasilidade (iv) e no alargamento da nossa visão a respeito da religiosidade popular especialmente do movimento evangélico e suas imbricações com a luta política e ideológica.

Perguntas de Pesquisa: Propõe-se a elaboração de perguntas de investigação que expressem a “atuação” do eixo integrador trabalho/trabalhador(a) sobre os objetos de investigação elencados. Podem ser perguntas do tipo:

Integração a partir do estudo da experiência/comportamento:

– Como ele se organiza — como movimento social ou partido político — para disputar, obter e utilizar os recursos sociais disponíveis (materiais e simbólicos)?;

– Onde mora? Que espaço urbano ou rural organiza para viver? Como habita e se movimenta neste espaço e com ele se relaciona?;

– Como gera renda/salário para consumir e quais bens e serviços (materiais e simbólicos) consome? Como ele ou ela experimentam as dimensões subjetivas — artes, religiosidades, afetividades — de sua existência social?

  Integração a partir do estudo de causas objetivas:

– Quais os fatores impulsionam ou desmobilizam os movimentos sociais organizados e fortalecem ou enfraquecem seu esperado protagonismo político?

– Quais causas econômicas e sociais explicam as novas relações no seio dos trabalhadores e do povo ?

– Qual a importância estratégica destas novas lutas sociais?

– Quais são as principais narrativas (teorias e visões de mundo) das novas lutas sociais?

– O perfil da indústria cultural brasileira e suas ideias e valores principais (dominantes e subalternos).

– Qual o papel das religiosidades na formação ideológica e política do povo brasileiro?