Logo Grabois Logo Grabois

Leia a última edição Logo Grabois

Inscreva-se para receber nossa Newsletter

    GP 6: Observatório Internacional

    Coordenação: Ricardo Abreu Alemão

    Membros: Amanda Harumy, Ana Prestes, Caio Bugiato, Carlos Eduardo Siqueira, Diego Pautasso, Luís Fernandes, Luiz Rodrigues, Marcos Rehder, Mateus Fiorentini, Paris Yeros, Pedro Costa Junior, Pedro de Oliveira, Raul Carrion, Ricardo Alemão Abreu, Ronaldo Carmona, Romualdo Pessoa, Rosanita Campos, Vanessa Martina Silva e Wevergton Brito.

    Clique aqui para acompanhar a produção do Observatório Internacional.

    1. Acompanhamento da conjuntura internacional

                Síntese e análise dos principais fatos da conjuntura internacional.

    2. Temas de Pesquisa:

    2.1. A nova configuração geopolítica internacional

    A situação atual e as tendências e cenários mundiais para as próximas décadas. Debate sobre a transição de hegemonia em curso no mundo, a multipolaridade e o multilateralismo. Os EUA e os países da OTAN. Papel da China e da Rússia no sistema internacional. O Sul Global e as suas organizações e parcerias, como o BRICS+, a OCX e a Iniciativa da Rota e Cinturão. Segurança internacional, conflitos atuais e potenciais.

    2.2. Integração da América do Sul e da América Latina e Caribe

    A situação atual e as tendências e cenários para a região nas próximas décadas. Debate sobre a correlação de forças políticas na região e o atual ciclo político latino-americano. Os atuais organismos e processos de integração, como o Mercosul, a OTCA e a Celac, e as propostas programáticas de integração econômica, social, política e cultural. O Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento brasileiro e a integração regional

    2.3. A inserção internacional do Brasil e a política externa brasileira

    A atuação do Brasil nos fóruns e organismos multilaterais, como as do sistema ONU e do G-20. O Brasil e a sua participação nas organizações e parcerias do Sul Global, como o BRICS+. A inserção econômica internacional do Brasil. As relações Brasil-China. A política brasileira para a América do Sul e a América Latina e Caribe, e para a África, em especial os países africanos do Atlântico Sul e da CPLP. A cooperação internacional do Brasil. 

    Metodologia

    O Observatório Internacional terá pesquisadores e especialistas permanentes e convidados. As pesquisas serão realizadas mediante trabalho e direção coletivas, e com responsabilidades individuais, de coordenação, de pesquisa, de redação, de tradução, etc. Será organizado um cadastro de pesquisadores e especialistas, brasileiros e de outros países.

    Os temas de pesquisa (2.1., 2.2. e 2.3.) são a referência para projetos que serão desenvolvidos, de acordo com um plano de trabalho bienal.

    Os projetos podem ter por objetivos a produção de textos políticos e teóricos inéditos, resenhas, a realização e sistematização de seminários, ou ainda o oferecimento de acesso a elaborações de outras instituições e pesquisadores, nacionais e internacionais mediante tradução, por exemplo.

    Os(as) pesquisadores e especialistas do Observatório Internacional serão organizados por projeto. Os projetos devem conter um orçamento e buscar meios e recursos para a sua viabilização.

    Projeto 1

    Estudo sobre o Brasil e a Iniciativa da Rota e Cinturão

    90 dias – agosto a outubro de 2024  

    Ana Prestes

    André Vitral

    Diego Pautasso

    Elias Jabbour

    Emanuel Leite

    Inácio Arruda

    Lucas Chen

    Luís Paulino

    Luiz Rodrigues

    Raul Carrion

    Ricardo Alemão Abreu

    Rita Coitinho

    Ronaldo Carmona

    Rosanita Campos

    Walter Sorrentino