Especiais - Seminário: O Nacional-Desenvolvimentismo e o Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento

Seminário traz Flávio Dino, Haddad e Carlos Lopes, nesta segunda (29)

Cezar Xavier Publicado em 27.03.2021

Parte do Seminário “O Nacional-Desenvolvimentismo e o Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento”, terceira mesa discutirá a construção de uma nação democrática, próspera e solidária

A Fundação Maurício Grabois, por meio de sua Cátedra Cláudio Campos, volta com o Seminário: O Nacional-Desenvolvimentismo e o Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento, nesta segunda (29), às 14h, para sua terceira mesa: Construção de uma Nação democrática, próspera e solidária (mesa 3). A série de debates ocorre durante 11 mesas até 17 de julho.

O evento é aberto a convidados compostos por membros do Comitê Central e das Comissões Executivas Estaduais do PCdoB, que receberão o link para o webnar. O Seminário segue o planejamento da Fundação para o ano de 2021 e tem por objetivo contribuir para a formulação de um projeto nacional de desenvolvimento e subsidiar a atualização do Programa Socialista do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), aprovado em 2009, no 12º Congresso.

Sob mediação do vice-presidente do PCdoB, Walter Sorrentino, a mesa de debates terá como convidados Flavio Dino (governador do Maranhão)
Carlos Lopes (da redação da Hora do Povo, membro do Comitê Central do PCdoB), e Fernando Haddad (professor da USP, ex-prefeito de São Paulo, ex-ministro da Educação).

Confira os temas que comporão o escopo de debates no evento:

Natureza do Estado numa economia capitalista dependente.

Transformação do Estado para construção de uma democracia avançada.

Avaliação crítica da experiência democrática da Constituição de 1988 e sua relação com as quatro décadas de estagnação econômica: causas políticas e econômicas centrais.

Balanço da experiência dos governos progressistas vigentes a partir de 2003, comparando-os com a teoria e a prática nacional-desenvolvimentista.

Construção de uma nação democrática, próspera e solidária e edificação de um Estado democrático e inovador de suas instituições.

Realizar uma reforma política ampla e democrática que amplie a liberdade política.

Ampla liberdade política para o povo. Combinação entre democracia representativa e democracia direta.

Ampla participação e consulta popular na decisão dos temas de grande interesse nacional.

Fortalecer as Forças Armadas enquanto instituições comprometidas com a ordem democrática e indispensáveis para defender a soberania nacional.

Garantia do direito à comunicação, com a abertura de acesso gratuito aos meios de comunicação de massa, em prol dos partidos e dos movimentos sociais.

SERVIÇO:

AGENDA: 29 de março, 14h (segunda-feira)

TEMA: Construção de uma Nação democrática, próspera e solidária (mesa 3)

EVENTO: Seminário: O Nacional-Desenvolvimentismo e o Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento

Painelistas: Flavio Dino (Governador do Maranhão)
Carlos Lopes (da redação da Hora do Povo, membro do Comitê Central do PCdoB) 
Fernando Haddad (Prof.º da USP, ex-Prefeito de São Paulo, ex-Ministro da Educação)
Mediação: Walter Sorrentino (Vice-Presidente do PCdoB)