Este é o tema central desta edição 115 (out/nov 2011) da revista Princípios. Para tratar sobre o assunto — “Crise: A Recaída” — a revista contou com a colaboração de alguns estudiosos do tema, profissionais, gestores e ativistas da área, cada um em sua área de atuação analisa quais as principais questões e desafios a serem enfrentados pelo Brasil em meio a essa crise.

A primeira abordagem é feita em artigo assinado por Renildo Souza. Ele fala sobre a volta da crise em 2011 , destacando a crise do euro e a ameaça de colapso da União Europeia, ao lado do problema da dívida pública dos Estados Unidos. Nesta mesma linha destaca-se a abordagem feita por Dilermando Toni, onde como o Brasil se destaca em meio à crise.

Podemos conferir também o brilhante artigo feito por Luis Fernandes sobre a Geopolítica em meio a essa crise e a reconfiguração das relações de poder no mundo, e a visão Marxista da crise em artigo do A. Sérgio Barroso.

Nesta edição é apresentada a conclusão da entrevista feita com o economista brasileiro, Luiz Gonzaga Belluzzo falando sobre a crise capitalista.
Nossos correspondentes dos Partidos Comunistas da Itália, Portugal e Espanha, nos trazem artigos de cada país falando do aspecto que cada país está vivendo a crise e quais rumos estão sendo tomados.

Renato Rabelo faz uma profunda analise sobre o governo Dilma em meio a crise e qual a importância do apoio das forças progressistas nesta hora.

Política, economia, internacional e cultura

Esta edição conta ainda com artigo do vereador Jamil Murad (PCdoB-SP), sobre drogas e a internação compulsória dos dependentes químicos.

A Campanha da Legalidade que completou 50 anos é abordada no artigo de Manoel Dias sob a ótica da mobilização de estudantes e de jornalistas destacando a bravura de Leonel Brizola.

Entre os temas internacionais, a revista traz matéria especial sobre a ação armada da Otan contra o governo da Líbia que se revelou uma tática do imperialismo norte-americano e seus aliados europeus de instrumentalizar a seu favor a chamada Primavera Árabe, artigo por Socorro Gomes, presidenta do Cebrapaz.

Ronaldo Carmona nos dá uma visão sobre a geopolítica do continente sul-americano e seu potencial para efetivar um pólo com maior autonomia num contexto de um mundo em acelerada transição.

A revista trás entrevista feita com Manoel Rangel, diretor-presidente da Agência Nacional do Cinema (ANCINE).

Cláudio Gonzalez com depoimento da Deputada Federal, Manuela D'ávila (PCdoB-RS), e da Ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, fala sobre a Comissão da Memória e Verdade, além da reportagem sobre o Encontro Nossa América e das homenagens feitas a Dom Paulo Evaristo e Amélia Hamburger.