Iniciamos com o presente número de PROBLEMAS, a publicação mensal de uma revista de cultura política, tendo por base a divulgação e o debate de artigos e estudos marxistas. Nunca é demais repetir a clássica afirmação, tantas vezes já confirmada pelos fatos, de Lenin, de que sem teoria revolucionária não pode haver tampouco movimento revolucionário. Torna-se indispensável, de fato, em nossa terra, difundir o conhecimento e o debate das idéias marxistas-leninistas como uma contribuição básica para o desenvolvimento da luta de nosso povo, em defesa da democracia, da independência e do progresso de nossa Pátria. O marxismo-leninismo é a teoria de vanguarda do proletariado, a ciência social que conduz a humanidade à democracia e ao progresso, é um método de análise aplicado a todos os conhecimentos humanos, é a cultura em marcha, em seu duplo sentido geral de crítica e criação com a herança de todo o patrimônio cultural do passado, com a aquisição de novos valores e de novas experiências baseadas na atividade prática. A vitória dos povos livres contra o nazi-fascismo foi, em última análise, conquistada graças ao marxismo-leninismo. Só o marxismo-leninismo foi capaz de apreciar corretamente a natureza de classe do fascismo. Desde as suas manifestações iniciais, os guias do proletariado revolucionário compreenderam que o fascismo era a “ditadura terrorista descarada dos elementos mais reacionários, mais chauvinistas e mais imperialistas do capital financeiro”. Com essa definição de Dimitrov, os comunistas manejaram a teoria marxista-leninista-stalinista no fogo dos combates contra o fascismo, e foi possível salvar a humanidade da barbárie fascista. Com essa teoria que está dominando, dia a dia, todas as esferas da atividade humana, pôde a classe operária organizar a sua luta pelo socialismo – a milenar aspiração da humanidade — construir já a sociedade socialista numa sexta parte do mundo e criar assim condições para a abolição da exploração do homem pelo homem, das causas da guerra e da ignorância e miséria em que vive ainda a grande maioria das populações do globo.

Em nossa terra, são ainda muito deficientes os estudos do marxismo. Contudo, nestes últimos dois anos depois da guerra contra o nazismo, avançamos muito no caminho das liberdades elementares e com a legalidade do Partido Comunista o movimento operário tomou grande impulso, nosso povo começou a pensar politicamente graças à aplicação da teoria de vanguarda nas lutas pela democracia em nossa terra. Os documentos do PCB entre os quais se destacam as lições magistrais de Prestes abriram um caminho novo no pensamento brasileiro com uma importância, um conteúdo, com tamanhas conseqüências que ultrapassam a influência das idéias da Revolução Francesa e da Revolução Americana na Inconfidência Mineira e em todas as lutas pela Independência e do Positivismo na campanha da Abolição e da República.

Prestes, como um grande teórico marxista-leninista, soube encontrar a solução brasileira dos problemas brasileiros e assim caracterizou os fundamentos da nossa Revolução Democrático Burguesa. Soube, com excepcional vigor, confirmar o que ensina Kalinin:

“Que queremos dizer quando dizemos: compreender completamente o marxismo-leninismo? Como devemos compreender isto? Significa aprender de memória e textualmente conclusões e fórmulas já feitas? Ou significa a dominação da essência do marxismo-leninismo e a habilidade de aplicar esta teoria como um guia para a ação na vida social, política e pessoal? Este último significado será o mais verdadeiro, o mais correto, o mais importante. É o principal do marxismo-leninismo. E quando dizemos “dominar o marxismo-leninismo” isto significa aprender a vê-lo dinamicamente”.

Com essa compreensão é que Prestes se agigantou na sua contribuiçãoao marxismo-leninismo-stalinismo em nosso continente, mostrando assim, na prática, que soube ser em toda a América, o mais agudo intérprete do marxismo criador.

Esta revista é uma revista em defesa da democracia, do progresso e da independência de nossa Pátria. Divulgando as idéias do marxismo-leninismo-stalinismo, publicando em seu texto estudos e outros trabalhos de interpretação científica dos problemas internacionais e nacionais, acreditamos estar fazendo obra de patriotismo e de cultura, com a confiança e o otimismo de que nossa Pátria em breve sairá liberta dos restos do fascismo e da dominação imperialista.