Homenagem à arte
"É com grande prazer que olho para a capa da revista Princípios 49, que apresenta detalhe da obra do mexicano Diego Rivera – grande nome da arte realista contemporânea. Tons suaves, mas que dizem tudo".
Anita Eleonora Fontelles de Lima, Belém/PA

Apoio popular
"Venho solicitar que vocês realizem matéria específica sobre 'ações populares', tendo em vista que ela pode ser um novo meio de luta e participação política, contra a completa deformação e a política de 'desrespeitabilidade e irresponsabilidade prematura' do nosso Estado.
Em nosso país, pelo fato de ela reter, conforme a lei 4.717/65, em vigor, o direito legítimo a cada cidadão à contraposição do interesse público e a defesa do patrimônio nos atos do executivo e do legislativo, sendo de interesse, acredito eu, importantíssimo para os leitores. Como nossa democracia passa por injustiças que, às vezes, não conseguimos reverter, as ações populares – principalmente se forem coletivas – farão com que os políticos que se vendem por motivos econômicos sejam controlados (…)".
Eyrimar Fabiano Bortot, Curitiba/PR

Saudações
"Compartilho a alegria pela chegada ao número 50. Sou leitor de Princípios há três anos. Comecei lendo os números adquiridos pela Biblioteca de nossa cidade (…)".
Flávio César Santos, Ipatinga/MG

Opiniões
"Concordando com Marina do Rego F. de Toledo (“Cartas dos leitores”
da Princípios 49), considero esta revista a melhor publicação periódica editada no Brasil. Por isso, sugiro que para continuar sendo de longe a melhor – Princípios deveria, malhando, perder peso (não profundidade), tornar-se mais enxuta, mais leve, com artigos menos longos, menos complicados, para não cansar o leitor.
Não posso concordar com o jornalista José Carlos Ruy quando afirma em seu artigo “Os abismos da revolução-conciliação e reforma na política brasileira” (exemplo de título complicado) que a herança cultural lusitana não é um dos principais fatores do atraso brasileiro (isso é lenda, segundo o articulista), resultando nosso atraso 'das revoluções pela metade, e não da tradição cultural do país ou da psicologia dos brasileiros'”.
Elio Bolsanello, São Paulo/SP

EDIÇÃO 50, AGO/SET/OUT, 1998, PÁGINAS 90