Manter a indentidade de um Partido Revolucionário nos dias atuais! Eis o grande desafio apresentado por Renato Rabelo, ao analisar o atual contexto histórico de intensa luta pela superação do neoliberalismo e o desenvolvimento de uma nova luta pelo socialismo no Brasil e no mundo.

Atuando num contexto histórico de enorme complexidade, que exige da militância comunista uma intensa flexibilidade na ação política e na estruturação partidária, ao lado da manutenção dos seus princípios ideológicos e defesa da construção do socialismo, os comunistas precisam, cada vez mais, qualificar a sua ação política, conjugando a luta institucional, luta de massas e luta de idéias, pilares fundamentais para o crescimento, fortalecimento e protagonismo da corrente revolucionária.

Com esta aula, o camarada Renato Rabelo abriu o Curso Nível III de 2011, que reuniu cerca de cem dirigentes e militantes do PCdoB em âmbito nacional e que durante dez dias puderam aprofundar seus conhecimentos, análises e reflexões sobre a realidade nacional, o pensamento Marxista-Leninista e o Programa Socialista do Partido.