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    Comunicação

    ORIENTAÇÕES COMPLEMENTARES PARA O TRABALHO COM O CPS

    I. O CPS como parte do currículo básico da Escola Nacional do PCdoB 1. Compõe o Nível I, antecedendo o Curso de Iniciação ao Marxismo-Leninismo: – introduz a discussão dos temas centrais do Programa do PCdoB (Programa Socialista para o Brasil, aprovado no 12º Congresso, em 2009), que são retomados e aprofundados nos eixos temáticos […]

    POR: Nereide Saviani

    5 min de leitura

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    I. O CPS como parte do currículo básico da Escola Nacional do PCdoB

    1. Compõe o Nível I, antecedendo o Curso de Iniciação ao Marxismo-Leninismo:
    – introduz a discussão dos temas centrais do Programa do PCdoB (Programa Socialista para o Brasil, aprovado no 12º Congresso, em 2009), que são retomados e aprofundados nos eixos temáticos dos demais cursos, em cada área de estudo (ou núcleo);
    – apresenta as linhas gerais da concepção, da estruturação e dos desafios do PCdoB para a realização de seu projeto político, expresso no Programa Socialista;
    – passa a ser o 1º curso do Nível I, em substituição ao CBV (Curso Básico em Vídeo).


    2. Relação entre o CPS e o CBV:
    – O CBV, lançado em 2000 – quando ainda não tínhamos a escola estruturada nos três níveis – foi concebido para  contar a história do Brasil do ponto de vista dos trabalhadores (Brasil, Outros 500). Aborda alguns pontos teóricos que embasam nossa política e apresenta as linhas gerais do Programa do PCdoB, aprovado em 1995.
    – Com o re-lançamento da escola, em 2003, o CBV se torna a “porta de entrada” do currículo, como primeiro curso do Nível I, seguido do Curso de Iniciação ao Marxismo-Leninismo – este, já com os eixos temáticos trabalhados pelos núcleos (Filosofia, Estado e Classes, Economia Política e Desenvolvimento, Socialismo, Partido).
    – A premência de difusão do novo Programa (aprovado em 2009) e a necessidade de atualização do CBV demandaram da escola a produção de novo material. E assim concebeu-se o CPS, lançado em 2011.
    – Tal como o CBV, o CPS tem por recursos didáticos um vídeo e uma apostila de apoio (“manual para estudo”), utilizados sob a coordenação de um (a) formador (a), em atividades presenciais.
    – A apostila do CBV consta de textos (que retomam informações e pontos teóricos do vídeo) para estudo durante o curso, com questões para reflexão individual e discussão em grupos. 
    – Já o manual do CPS transcreve o texto do Programa Socialista para o Brasil e reproduz o Gibi do Programa, que são apenas manuseados durante o debate de cada aula. Isto porque o estudo será feito posteriormente, por meio de tarefas e exercícios em ambiente virtual, na modalidade de formação à distância. E o tratamento de questões teóricas é parte da programação do segundo curso do Nível I e dos cursos de Níveis II e III – quando também serão retomados e aprofundados os temas do Programa.
    – A substituição do CBV pelo CPS não implica arquivamento do riquíssimo conteúdo do primeiro. Ele será editado, para constar de aulas e tarefas dos demais cursos.

    II.  Lembretes ao (à) formador (a)

    1. Resumo das orientações constantes do DVD e do Manual para Estudo
    1.1.  O vídeo é um CURSO
    – deve sistematizar as principais ideias e propostas do Programa Socialista, para ajudar a militância a compreender seu conteúdo central;
    – para isso, conta com a participação de formadores e formadoras – quadros mais experientes e com certo domínio do conteúdo a ser trabalhado, capazes de coordenar os debates e orientar o estudo;
    – as aulas são dadas no próprio vídeo.


    1.2. Papel do (a) Formador (a):
    a) Coordenar o debate, explicar as ideias centrais, esclarecer dúvidas, orientar para o prosseguimento do estudo;
    b) Preparar-se para esse trabalho:
    – estudar o Programa;
    – examinar o vídeo e registrar pontos a serem destacados (imagens, músicas, cenas, falas de personagens etc..);
    – levantar informações sobre a turma e características da estruturação partidária local.

    1.3. “Dicas” importantes:
    – verificar as condições do local onde acontecerá o curso, testar os equipamentos e garantir o material didático, suficiente para o número de participantes;
    – prestar atenção aos horários (exibição e debate de cada aula, intervalos, avaliação, encerramento);
    – iniciar a atividade com a apresentação dos (as) participantes;
    – fazer circular a lista de presenças;
    – estimular a participação e o debate [propor perguntas – ver sugestões da apostila e do Anexo 01];
    – fazer uma síntese das discussões;
    – elaborar relatório da atividade e encaminhá-lo à direção municipal ou estadual (com ficha-síntese dos nomes e endereços eletrônicos dos/as participantes).

    ATENÇÃO!
     Regra didática básica: O (a) Formador (a) precisa saber bem mais do que aquilo que consta do vídeo.
     Regra correlata: Nem tudo o que sabe precisa ser exposto à turma, durante o curso.
     Recorrer a seus conhecimentos preferencialmente para responder questões / dúvidas colocadas pela turma e/ou indicar caminhos para estudo.

    III.  Novas Orientações
    1. Objetivos das aulas, sugestões de questões e localização dos principais temas no texto do Programa e subsídios para situar historicamente o atual Programa Socialista para o Brasil, aprovado no 12º Congresso do PCdoB, em 2009 podem ser acessados ao lado em “dowload”.

     

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