“Foi um curso muito importante, que é preparação do filiado para compreender a política do partido e seu programa, que é a luta pelo socialismo, além de compreender em que etapa desta luta a gente está no projeto Dilma e Wagner, que abrem caminho para o novo plano nacional de desenvolvimento, rumo ao socialismo. O PCdoB é um partido comunista, que luta pelo socialismo e o caminho para isso é o Projeto Nacional de Desenvolvimento. Este programa distingue o PCdoB dos outros partidos”, informou o secretário de Formação do PCdoB em Salvador, Carlos Valadares.

O curso, organizado pelo Comitê Municipal para os filiados de Salvador, é parte de um programa de formação muito maior, que vai atingir cerca de 2 mil filiados até o final de 2012 em toda a Bahia. “O curso de sábado mostra não apenas o crescimento do partido, mas a importância que se dá à formação teórica sobre o marxismo e à realidade do Brasil, da Bahia e em Salvador, principalmente agora que temos uma pré-candidatura à prefeita e dezenas para a Câmara de Vereadores”, acrescentou Valadares.

Diversidade

Mesmo com os problemas técnicos, que inviabilizaram a reprodução do DVD com a aula, o curso foi bastante produtivo. “Fizemos uma exposição do conteúdo, seguido de um debate bastante participativo, inclusive, ultrapassando em mais de uma hora o tempo previsto para o curso”, disse Ricardo Moreno, responsável pela formação.

Moreno destacou ainda a diversidade do público como ponto alto do evento. “Tivemos um público muito eclético, desde pessoas com muito tempo de partido, que aproveitaram a oportunidade para se atualizar, passando por pré-candidatos a vereador na eleição de outubro, recém filiados e até pessoas que nem são filiadas, mas quiseram conhecer um pouco mais das ideias do PCdoB. O retorno foi muito bom, com diversas pessoas nos procurando para pedir que o curso seja ofertado à sua categoria ou área em que milita”.

De Salvador,
Eliane Costa.