O encontro de formação do PCdoB de Roraima Reuniu dirigentes do comitê estadual e de diversos comitês municipais, contando ainda com a participação do deputado estadual comunista Soldado Sampaio e de Altair Freitas, secretário executivo da Escola Nacional e os camaradas Antonio Levino e João Paulo, dirigentes do comitê estadual do Amazonas.

Após um breve balanço sobre as atividades de formação do PCdoB, com ênfase no desenvolvimento do CPS – Curso do Programa Socialista – o camarada Fábio Almeida, presidente do comitê estadual apresentou o novo secretário de Formação, camarada Marcos Antonio e o responsável pela sessão estadual da escola, camarada Antonio Marcos.

Os dois camaradas destacaram a importância da tarefa que estão assumindo bem como os principais desafios para formar a militância comunista em um estado como Roraima, que tem quinze municípios, grandes distâncias a serem percorridas e com uma ainda precária infraestrutura de deslocamento.

A despeito das dificuldades, apresentaram um quadro muito interessante sobre o desenvolvimento do CPS junto aos organismos de base e comitês municipais que, para além da militância do PCdoB, tem reunido também lideranças políticas mais amplas o que tem contribuido para intensificar a divulgação do Programa Socialista do PCdoB no estado.

Após esta breve apresentação, o camarada Altair Freitas discorreu sobre a estrutura geral do trabalho de formação do PCdoB, apresentando o Sistema Nacional de Formação e Propaganda, o papel da Fundação Maurício Grabois, da Revista Princípios e da Escola Nacional.

Na parte da tarde, Altair, Levino e João Paulo, participaram da reunião do Comitê Estadual. O camarada Levino fez uma exposição sobre a atual política de quadros, representando a Secretaria nacional de Organização seguindo-se um amplo debate sobre o tema bem como sobre o projeto político-eleiotoral dos comunistas roraimenses para este ano.