A meta fundamental é garantir a presença de pelo menos cinquenta e quatro mulheres comunistas no curso de janeiro de 2013, duas para cada Comitê Estadual, com bolsa integral custeada pela Secretaria Nacional da Mulher do PCdoB, movimento inédito mas que faz parte de todo um trabalho integrado do Partido, em âmbito nacional, para impulsionar a presença feminina nas diversas esferas de atuação e de direção. 

Abaixo, transcrevemos a íntegra da circular encaminhada aos Comitês Estaduais com as orientações para a inscrição das camaradas.

 

                  Circular nº 2 – Curso Nível III 2013
Para Membros do Comitê Central, Presidentes de Comitês Estaduais, Secretários (as) de Formação e Propaganda, Secretárias Estaduais da Mulher.


Prezados (as) Camaradas:
Em uma iniciativa de grande envergadura política para o trabalho de formação dos quadros dirigentes do nosso Partido e intensificação da participação das nossas camaradas nas diversas estruturas de militância e direção, a Secretaria Nacional de Mulheres e a Secretaria Nacional de Formação e Propaganda comunicam ao coletivo partidário o que segue:


1. Para  a turma 2013 do Curso de Nível III, organizado pela Escola Nacional, poderão ser inscritas cinquenta e quatro camaradas mulheres, duas para cada comitê estadual (e do DF) com bolsa integral – custeada pela Secretaria Nacional da Mulher – abrangendo os custos de hospedagem, alimentação e material pedagógico.
Obs.: A bolsa não abrange despesas de transporte, que ficam a cargo do próprio estado.
2. Conforme o exposto em circular anterior – cuja íntegra segue anexada – o Curso de Nível III será realizado no período de 20 a 31 de janeiro de 2013 em São Paulo, no município de Atibaia.
3. Compete aos respectivos comitês estaduais (e do DF) a indicação das camaradas que serão contempladas com as referidas bolsas, de acordo com os critérios estabelecidos para a participação nesse curso, dos quais destacamos:
3.1. Os quadros devem ser escolhidos entre: os que exercem mandatos nas instâncias superiores da estrutura partidária (Comitê Central, Comissões Auxiliares do C.C, Comitês Estaduais, Comitês Municipais prioritários); os que atuam em funções partidárias nas várias frentes de atuação e nas entidades dos movimentos sociais; os que exercem mandatos no parlamento ou assumem responsabilidades nas diferentes instâncias de governo; os destacados para dar aulas nos cursos da Escola Nacional.
3.2. Renovação etária, de modo que pelo menos 40% do total seja da faixa etária até 35 anos. A composição das delegações terá que levar em conta essa percentagem.
3.3. Mulheres, no mínimo em 30% do total.
3.4. Proletários/as, dentro do conceito ampliado já formulado.
3.5.  Pré-requisitos: ter formação política e teórica básica, de acordo com a programação do Nível II da Escola Nacional (Conceitos Básicos do Marxismo-Leninismo) obtida em cursos previstos para o nível:
– CNQ – Curso Nacional para Quadros, julho/2007 ou janeiro/2008; ou Turmas regionais/estaduais do Curso de Nível II (de 2009 a 2012).
– Ou, ainda: o chamado curso panorâmico realizado até o final dos anos 90 ou alguma versão posterior dele; outros cursos partidários com conteúdo equivalente; outras formas de estudo desse conteúdo.
4. Reafirmamos a orientação para que cada comitê estadual garanta a inscrição de um número de mulheres para além das duas que receberão as bolsas, com vistas a atingir, no mínimo, 30% das vagas.
5. Valem, para essas indicações de bolsas:
– o mesmo prazo estipulado na circular anterior: até 18 de novembro – envio dos nomes e endereços eletrônicos das participantes do estado;
– a realização da etapa preparatória no ambiente virtual da Escola Nacional – cujas orientações serão apresentadas até final de novembro.
Camaradas, esta iniciativa pioneira no trabalho de formação das camaradas mulheres é parte integrante do conjunto de iniciativas voltadas para o aprofundamento da inserção das militantes comunistas nas diversas esferas do trabalho de direção partidária e frentes de luta, a partir da intensificação da sua formação teórica e  ideológica, e precisa ser considerado como prioritário neste momento.
Ao mesmo tempo, reiteramos a importância do atendimento aos critérios para a indicação de dirigentes e lideranças das frentes de atuação partidária, conforme as prioridades para o trabalho de formação de quadros em cada comitê.


                   Adalberto Monteiro                                                                           Liege Rocha
Secretário Nacional de Formação e Propaganda                              Secretária Nacional da Mulher