Os comunistas têm ampliado a sua participação nas administrações municipais pelo país afora. No último pleito eleitoral elegemos 56 prefeitos e 85 vice-prefeitos. Nos 85 municípios com mais de 200 mil eleitores e que tem dois turnos, o Partido foi o que, proporcionalmente, mais cresceu, triplicando sua votação e alcançando a 6ª colocação entre os mais votados.

A realização do 1º Encontro Nacional de Prefeitos e Vice-Prefeitos do PCdoB surge neste momento em que milhares de brasileiros delegaram aos comunistas a responsabilidade de administrar suas cidades.  As plataformas eleitorais defendidas pelo PCdoB que tem como um de seus propósitos melhorar a qualidade de vida das pessoas – como distribuir renda, ampliar a democracia com participação popular – foram vitoriosas nas urnas e devem ser implementadas, no final dos 4 anos de mandato.


Para isso, o Comitê Central definiu realizar o Encontro Nacional de Prefeitos e Vice-Prefeitos, em 26 e 27 de janeiro, que tem como objetivo aproveitar as contribuições advindas das experiências dos comunistas na formulação de políticas públicas na administração federal. Além disso, a atividade deve servir para estreitar as relações dos gestores públicos municipais entre si e com a direção partidária.

Acreditamos que o resultado eleitoral e o sucesso das administrações comunistas significam a aplicação prática da política partidária, que afirma a importância do fortalecimento da participação dos comunistas na frente institucional, como forma de acumulação de forças para a construção do Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento para o Brasil.


Contamos com sua presença!