Foram doze dias intensos! Reunindo cento e treze camaradas de vinte comitês estaduais além das frentes de atuação nos movimentos sociais – Mulheres, Juventude, Sindical, LGBT – o Curso foi encerrado após as útimas aulas, do Núcleo Partido, que tratou de temas como a Política de Quadros, a Centralidade do Mundo do Trabalho para a Construção do PCdoB, Ética e Valores Comunistas, Participação dos Comunistas em Governos e Teoria Marxista-Leninista de Partido.

O encerramento contou com uma breve avaliação de todo o curso feito pela camarada Nereide Savini, diretora da Escola bem como com a apreciação geral feita por relatores (as) dos cinco grupos de debate que funcionaram durante o curso, além do pronunciamento de diversos (as) camaradas.

O sentimento geral é o do dever cumprido e a convicção de que o curso teve e terá forte efeito positivo sobre o conjunto de militantes e quadros que dele participaram. Conforme afirmou a camarada Nereide Saviani, dificilmente alguém que o realiza sai da mesma maneira que chegou. Um curso desse tipo, concentrado, com carga horária alentada, trazendo temas muitas vezes inéditos, complexos, polêmicos, costuma trazer mudança de qualidade na compreensão sobre o Marxismo-Leninismo, sobre o Brasil e o Mundo bem como sobre a necessidade da luta pelo Socialismo.

Pós etapa presencial, os (as) camaradas deverão retomar as atividades de estudo individual na Plataforma de Ensino à Distância para o desenvolvimento das últimas atividades e para ter o direito a receber o certificado da Escola como participantes do Nível III. Além disso, ficam em condições para participar do processo de formação continuada através da participação virtual e presencial nas atividades relativas aos Estudos Avançados.

Disponibilizamos também as diversas imagens que foram feitas ao longo do curso.