O general Kiyofumi Iwata é mais uma autoridade internacional a visitar Mato Grosso do Sul para conhecer o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteira (Sisfron), que está sendo implantado desde 2013 no Estado. Apesar do contingenciamento de recursos federais, o projeto-piloto já avançou na faixa de fronteira, especialmente na extensão de Mundo Novo a Bela Vista.

No início deste mês, representantes da Palestina, Catar, Líbano, Kuait, Tunísia, Líbia, Mauritânia, Argélia, Emirados Árabes Unidos, Egito, Sudão, Iraque, Liga Árabe, Marrocos e Jordânia estiveram em Dourados para conhecer o sistema, acompanhados pelo ministro da Defesa, Aldo Rebelo.

No ano passado, adidos militares de vários países da Europa e da América do Norte e América Central também avaliaram a tecnologia, desenvolvida para o Exército pela Savis, empresa subsidiária da Embraer.

Também já esteve na cidade para conhecer o Sisfron o vice-presidente Michel Temer, que chegou a sobrevoar a faixa de fronteira, para conhecer como funciona o sistema, formado por radares, sensores e barreiras móveis.

Aldo Rebelo disse que a presidente Dilma Rousseff também virá a Dourados para conhecer o Sisfron. Dilma chegou a programar visita à Brigada Guaicurus em dezembro do ano passado, mas a agenda foi cancelada.