Vencedor do Pulitzer denuncia golpe e Globo em premiação
“Golpe Nunca Mais”, manifestou Maurício Lima, primeiro brasileiro a vencer o prêmio Pulitzer “Golpe Nunca Mais”, manifestou Maurício Lima, primeiro brasileiro a vencer o prêmio Pulitzer
A ação reforça o rechaço da imprensa internacional ao processo de Impeachment, que tenta retirar a presidente democraticamente eleita Dilma Rousseff do poder a partir das vias institucionais. Com uma faixa onde se lia “Golpe Nunca Mais” e o uso da marca da Globo, Mauricio quebrou o protocolo e fez uma fala política contra a mídia tupiniquim:
“Eu considero muito importante dizer algumas palavras sobre o Brasil e o que está acontecendo neste momento. Gostaria de expressar meu apoio a liberdade de imprensa e a Democracia, que é exatamente o que não está acontecendo no Brasil nesse momento. Sou contra o Golpe”
Há Jornalismo inteligente no Brasil, e ele tem memória: A Rede Globo foi uma das mais entusiasmadas defensoras do golpe de 64 e do sangrento regime que se sucedeu até as Diretas Já, quando o processo democrático foi reestabelecido.
Mauricio Lima pela Democracia
Maurício é hoje um dos mais reconhecidos fotojornalistas em atuação. Ganhou o Prêmio Pulitzer 2016 – dado aos melhores trabalhos jornalísticos e literários do mundo – pela cobertura dos refugiados na Europa e no Oriente Médio, além do World Press Photo e o Picture of The Year America Latina, que o considerou o melhor fotografo em 2015 pela documentação da Ucrânia e dos protestos no Brasil.
Semanas antes da votação do Impeachment no Congresso, Mauricio havia cedido uma entrevista para Mídia NINJA, onde ressalta a importância das mídias livres no país.
Veja entrevista de Maurício Lima sobre sua atitude diante dos 500 jornalistas mais premiados do mundo: