Para ir atrás de memórias do pai com quem pouco conviveu, Flavia Castro apresenta cartas deixadas por ele e entrevistas com figuras que têm uma ligação com aquela época: policiais, legistas, amigos, jornalistas. O documentário revela ainda a experiência da própria diretora durante o período que ela chama de “infância militante”, quando ela e o irmão estavam afastados também da mãe, que era comunista e que acompanhava o marido na fuga do país. “Eu acho que, no Brasil, “Diário de Uma Busca” é um dos primeiros filmes que fala da questão das crianças, dos filhos dos militantes e dos filhos dos exilados. Apesar de não focar nisso, do fio condutor dele ser a história de vida do meu pai e da morte dele, ao longo do filme a gente sente um pouco como era ser filho de militante nessa época. Na verdade, nunca pensei em fazer um filme de homenagem ao meu pai. Eu queria me aproximar da figura dele através do meu amor, da minha subjetividade”, comenta a diretora. O filme vai ao ar na Sexta da Sociedade, dia 26. 

 

Outubro, 1984. Celso Castro, jornalista com uma longa história de militância de esquerda, é encontrado morto no apartamento de um ex-oficial nazista, onde entrou à força. A polícia sustenta que se trata de um suicídio. O episódio, digno de um filme de suspense, é o ponto de partida de Flavia, filha de Celso e diretora do filme, que decide reconstruir a história da vida e da morte do homem singular que foi o seu pai. É uma viagem no tempo e na geografia: a diretora volta aos cenários do exílio familiar, da ilusão e do fracasso de um projeto político. As vozes imbricadas de Celso (de suas cartas) e de sua filha constroem um retrato íntimo de uma relação marcada pela história e pela ausência. 

Diretora: Flavia Castro 

Duração: 105 min 

Exibição: 26 de agosto, sexta-feira, às 22h05.

Classificação: Livre.

Horários alternativos:

Dia 27 de agosto, sábado, às 2h5 e às 10h10;

Dia 28 de agosto, domingo, às 21h05;

Dia 29 de agosto, segunda-feira, às 16h05.

Sobre o Canal Curta!

O Curta! pode ser visto nos canais 56 da NET, 56 na Claro TV, 76 na Oi TV, na GVT e Vivo como canal opcional à la Carte, 132 e 664, respectivamente. Siga as redes do canal nos endereços: www.facebook.com/CanalCurta,twitter.com/CanalCurta e www.youtube.com/user/canalcurta.

Saiba mais em http://www.canalcurta.tv.br.