O evento aconteceu na Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), com o apoio da Fundação Perseu Abramo, no dia 20 de outubro, para discutir o golpe instituído no Brasil, suas consequências na vida do povo, na democracia e no contexto da geopolítica.

A programação começou com o tema “O golpe no Brasil e o impacto na política de integração regional, na democracia e nos direitos dos trabalhadores”, às 10h. Os expositores dessa primeira etapa foram Ricardo Berzoini, ex-ministro da Secretaria Geral do Governo Dilma; Sérgio Nobre, secretário-geral da CUT; Iole Ilíada, vice-presidente da Fundação Perseu Abramo; e Rogerio Correia, deputado estadual líder do bloco Minas Melhor.

 

Em seguida, “A relação e as consequências do golpe com a crise econômica mundial: a reorganização do capitalismo, o fator petrolífero e os ataques aos Estados democráticos”. Os expositores foram Emir Sader, cientista político; Samuel Pinheiro, embaixador e ex-secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores no governo Lula; José Maria Rangel, coordenador nacional da Federação Única dos Petroleiros; e Marco Aurélio Garcia, assessor especial da Presidência da República para assuntos internacionais dos governos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidenta Dilma Rousseff.