A indicação de Dilma para a presidência do conselho foi feita pelo presidente do PT, Rui Falcão, e aprovada, no mês passado, pelo Diretório Nacional da legenda.

Dilma Rousseff falou sobre a conjuntura atual do país após o golpe, as consequências dramáticas de uma possível eleição indireta, o que configuraria “o golpe dentro do golpe” e as implicações para a perda de poder pelo Estado: “quando o Estado e a política ficam irrelevantes, a direita aparece”.

A nova presidenta do Conselho apontou temas atuais como a Operação Lava Jato, a violência policial contra os estudantes que ocupam escolas e a relação entre corrupção e o sistema político vigente. Segundo ela, são os temas mais importantes para o atual embate e orienta que “temos de ir para o meio ringue”.

“É a hora e a vez da Fundação. São grandes desafios. É muito importante para o PT que sejamos capazes de agir diante das mudanças da realidade”.

Homenagens ao líder cubano

A presidenta eleita Dilma Rousseff e ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajam ainda nesta sexta-feira (2) para participarem das homenagens ao líder cubano Fidel Castro morto na última sexta-feira (25). Na ocasião, Dilma declarou que o líder cubano foi um dos mais importantes políticos contemporâneos e “um visionário que acreditou na construção de uma sociedade fraterna e justa, sem fome nem exploração, numa América Latina unida e forte”.

Com informações do portal da Fundação Perseu Abramo