– Trump e Macron jantaram juntos ontem (23) na casa que pertenceu ao Presidente George Washington na primeira visita oficial de um chefe de Estado aos EUA sob a presidência de Donald Trump.

via GIPHY

– Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, aproveitou sua presença ontem (23) na China, durante reunião da Organização de Cooperação de Shangai, para denunciar EUA e França por tentarem desmembrar a Síria. Nas suas palavras: “estão acampados na margem oriental do Eufrates, não planejam retirar-se e criam ali organismos de poderes locais”.

– Com as eleições deste domingo (22) no Paraguai, a Concertação Frente Guasú, liderada pelo senador e presidente deposto por golpe, Fernando Lugo, aumentou em uma cadeira sua representação no Senado e se mantém como terceira força na câmara de senadores.

– Os protestos na Nicarágua mudaram o tom contra as reformas previdenciárias e passaram a pedir “Fuera Ortega”. Os protestos têm apoio do Conselho Superior da Empresa Privada (COSEP).

– Tentativa da oposição na Nicarágua, com os protestos, é demonstrar a ingovernabilidade de Ortega sobre o país. 

– Mark Green, administrador da Usaid (Agencia dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional) anunciou que o governo americano continuará apoiando as manifestações “livres e seguras” da sociedade civil nicaraguense.

– Sobre as mortes em protestos na Nicarágua: Cruz Vermelha fala em 9 mortes e o Centro Nicaraguense de Direitos Humanos (Cenidh) fala em 25.

– Começa o quinto ciclo de conversações entre o governo colombiano e a ELN. Equador é sede das conversações de modo semelhante a que Cuba foi sede das negociações de paz entre governo colombiano e FARC.

– Temer deve receber nesta terça (24) uma comitiva de presidentes de montadoras de veículos que atuam no Brasil e a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) para tratar o projeto Rota 2030 que deve substituir a política automotiva anterior, a Inovar Auto.

– Presidente da GM para o Mercosul, Carlos Zarlenga, disse ontem (23) que são estimados investimentos no Brasil, até 2030, pelo setor automotivo, de até 30 bilhões de dólares em pesquisa e desenvolvimento a cada cinco anos (entre 2012 e 2018 o investimento foi de 25 bilhões). No entanto, não estão claras as políticas da região (América do Sul) para o setor.

– Outro representante do setor automotivo, Pablo Di Si, presidente da Volkswagen na América do Sul, disse ontem em evento (Seminário AutoData – Mercosul Automotivo) ao tratar de políticas do setor: “se os conhecimentos formulados aqui forem passados para a Alemanha e a produção para a China, passaremos a fazer as placas”.

– Onda de protestos na Armênia, fez com que o primeiro-ministro, Serzh Sarksyan, anunciasse nesta segunda (23) a sua renúncia do cargo. País tem 3 milhões de habitantes e a Rússia é seu principal parceiro comercial e político.

– Jornais noticiam denúncia de que na fronteira da Venezuela com a Colômbia, região de Cúcuta, aumenta a presença de membros de uma comunidade indígena, os Yukpa, que tentam migrar para a Colômbia e estão recebendo tratamento violento das forças armadas colombianas, diferente do tratamento dado aos demais migrantes.

Natalie Portman - GIFMANIA

– A atriz Natalie Portman, nascida em Jerusalém, que tem cidadania israelense e norte americana, se recusou a receber o Prêmio Génesis, conhecido como o Nóbel judeu, no valor de 2 milhões de dólares, por suas “conquistas profissionais, compromisso com o povo judeu e valores judaicos, com a justiça social, a tolerância e a caridade”. Portman anunciou (Instagram) que não iria pois Benjamin Netanyahu discursaria na cerimônia e que os “maus tratos aos que estão sofrendo atrocidades hoje não estão alinhados com os valores judeus”.

– Rádio Alerta Educativa do Chile comemorou ontem (23) os 50 anos em que Paulo Freire escreveu em seu país o livro de educação latino-americano mais conhecido do mundo: Pedagogia do Oprimido. Foi produzido um vídeo comemorativo.

– Intelectual, ativista e ex-reitor da UNAM (Universidade Autônoma Nacional do México), Pablo Gonzales Casanova, aos 96 anos, foi homenageado pelos zapatistas (EZLN) e nomeado como um de seus comandantes no último sábado (21).