A edição 159 da revista Princípios chega às mãos dos leitores com uma nova proposta editorial. Com quase quatro décadas de existência, a revista renova seu formato, perfil e conselho editorial para se inserir no debate nacional qualificada para os desafios da nova ordem política e econômica.

Foi com este tom que a nova edição foi lançada neste início de setembro (3), com apresentação dos envolvidos na empreitada, sob a mediação da socióloga Ana Prestes, também editora-executiva da revista. 

O jornalista e poeta Adalberto Monteiro, editor entre 2006 e 2018, comparou a revista a uma árvore forte, sadia e com abundância de seiva com uma florada nova para a nova etapa. Para ele, a longevidade da revista vem pelo fato da revista manter fidelidade aos ideias do seu fundador João Amazonas. “Segundo, que a Princípios é uma obra coletiva de vários editores e comissões editoriais que a mantiveram viva”, explicou ele, citando os nomes que trabalharam na revista durante sua passagem pela editoria.

Ele lembrou que a revista enfrentou no início do Governo Lula o tema dos comunistas em governos de coalizão, em que são minoria, e como empreender uma transição do neoliberalismo para um projeto de desenvolvimento. Com a aprovação de um novo programa do Partido em 2009, que traça um caminho da revolução no Brasil a partir de um projeto nacional de desenvolvimento. “Um genuíno produto do marxismo aplicado à realidade brasileira”, sintetizou.

A crise mundial do capitalismo deflagrada a partir de 2007, e o conceito de nova luta pelo socialismo também foram tratados na revista, assim como a memória e a história da luta proletária no Brasil. Ele concluiu apostando sua confiança na capacidade do conselho editorial de, a partir do legado da revista, “continuar a se entrelaçar ainda mais ao pensamento avançado, estabelecendo um intercambio e diálogo ainda mais intenso com a universidade e a intelectualidade brasileira”.

 

Para acessar a versão online da Revista, acesse o link aqui 

Para solicitar a versão impressa, acesse aqui 

Leia aqui o editorial da nova edição

Assista ao lançamento da revista abaixo: