Nesta quinta-feira (30), houve em formato virtual a reunião de instalação da Comissão Nacional de Formação e Propaganda – composta por 36 membros, sob a direção de Adalberto Monteiro, secretário nacional de Formação e Propaganda do PCdoB.
A comissão é formada por quadros dirigentes do Comitê Central, ex membros do CC e dirigentes estaduais vinculados ao trabalho geral de formação, propaganda e luta de ideias. São quadros que atuam no âmbito da Fundação Maurício Grabois, Cátedra Cláudio Campos, Escola Nacional João Amazonas, Revista Princípios, União da Juventude Socialista, bem como dirigentes de diversas secretarias estaduais de Formação e com atuação junto a setores amplos da intelectualidade progressista.
Adalberto Monteiro realizou inicialmente uma apreciação geral sobre o complexo nacional de formação e Propaganda e o papel da Secretaria Nacional como articuladora das diversas atividades desenvolvidas. Também tratou sobre as tarefas e desafios principais a serem enfrentados no curto e médio prazos para a formação de militantes e quadros do PCdoB, tendo em conta o período histórico profundamente desafiador no qual o Brasil está passando, no enfrentamento ao governo de extrema-direita, visando sua derrota em outubro e retomada do desenvolvimento nacional.
Renato Rabelo, presidente da Fundação Maurício Grabois, apresentou um resumo geral das ações desenvolvidas pela Fundação.
Outros dirigentes apresentaram considerações gerais de suas respectivas áreas de atuação: Rosanita Campos, pela Cátedra Cláudio Campos, Altair Freitas, pela Escola Nacional João Amazonas, Fábio Palácio, pela Revista Princípios e Rubens Diniz, que é um dos representantes do PCdoB nos debates para a composição da plataforma eleitoral de Luis Inácio Lula da Silva à presidência.