Boas vindas ao Portal Grabois, conheça nossa marca
O que você está procurando?

Programa de governo Lula-Alckmin recebe 5,5 mil propostas em uma semana

7 de julho de 2022

A plataforma “Juntos pelo Brasil” permite o envio de sugestões e a realização de debates, fóruns, discussões e consultas. E tem um canal para organização dos comitês populares.

Na relação da chapa com os ruralistas, Alckmin é tido como “emissário da campanha no setor” e “porta-voz do Lula” [Foto: Ricardo Stuckert]

Lançada há sete dias, a plataforma de participação popular do programa de governo da chapa Lula-Alckmin já recebeu 5,5 mil propostas. Isso significa uma sugestão a cada dois minutos.

Visitaram a ferramenta, 32,5 mil pessoas e 8,5 mil baixaram as diretrizes do Programa de Governo. E houve 145 mil visualizações nas propostas que foram publicadas.

A plataforma pode ser acessada no site Programa Juntos pelo Brasil

Juntos pelo Brasil

A plataforma “Juntos pelo Brasil” permite o envio de sugestões e a realização de debates, fóruns, discussões e consultas. Possui ainda um canal de organização para a participação dos comitês populares e organizações dos movimentos populares.

A expectativa do movimento é que a ferramenta amplie o engajamento para que a base social da coligação se aproprie das propostas contempladas no programa de governo e se envolva de fato na construção coletiva do projeto. 

Paralelo a isso, serão abertas mesas de diálogo para avançar no debate com entidades nacionais que já se articularam para encaminhar propostas ao plano de governo e aprofundar as formulações.

Ao final desse processo participativo, a candidatura Lula-Alckmin “espera entregar um programa de governo inovador, portador de futuro, sintético e compreensível – como têm feito as principais candidaturas presidenciais contemporâneas. O programa de governo também contemplará as principais propostas de impacto da candidatura”, afirma o site do ex-presidente Lula.

Entre as principais diretrizes acordadas pelos partidos que formam o movimento Juntos Pelo Brasil  – PT, PSB, PCdoB, PV, Rede, Psol e Solidariedade – , destacam-se:

  • Urgência no combate à fome e à pobreza;
  • Retomada do investimento, público e privado, para alavancar crescimento e gerar emprego com Estado forte, fim do teto de gastos e retomada do investimento;
  • Combate à inflação e redução do custo de vida, com fortalecimento da Petrobras, retomada das políticas de incentivo à agricultura e estoques reguladores, para reduzir o preço dos alimentos e colocar comida nos pratos dos brasileiros;
  • Defesa da Amazônia, combate ao desmatamento, respeito às leis ambientais e proteção dos povos indígenas, aliado ao enfrentamento das mudanças climáticas;
  • Democracia, justiça, paz, soberania e reinserção do Brasil no mundo.

Com o site lula.com.br