Boas vindas ao Portal Grabois, conheça nossa marca
O que você está procurando?

FMG lança livro sobre centenário do PCdoB

17 de fevereiro de 2023

Lançamento do livro “PCdoB: um século de lutas em defesa do Brasil, da democracia e do socialismo”

Lançamento do livro “PCdoB: um século de lutas em defesa do Brasil, da democracia e do socialismo”

O documento aprovado pelo Comitê Central do PCdoB nos marcos do centenário de fundação da legenda comunista será lançado em forma de livro, marcando os momentos finais do período de homenagens aos cem anos do Partido Comunista do Brasil.

Será no auditório da sede nacional do PCdoB, Rua Rego Freitas, 192, República, em São Paulo — às 19h. Contará com a presença de Renato Rabelo (presidente da Fundação Maurício Grabois), Adalberto Monteiro (Sec. de Formação e Propaganda do PCdoB), quadros e dirigentes do PCdoB.

O documento segue uma sequência de outros documentos que foram elaborados coletivamente em datas comemorativas, como os dos trinta (1952), dos cinquenta (1972), dos oitenta (2002) e dos noventa anos (2012) que mostram uma robusta elaboração do significado do Partido Comunista do Brasil, de sua história e seus desafios.

O livro está dividido em quatro partes que estruturam o documento. A primeira parte é a história cronológica do PCdoB, seu panorama centenário em que são enfatizadas suas lutas, campanhas, eventos e personagens a partir de um recorte temporal marcado pelos pontos de viragem da história dos comunistas.

A segunda parte desenvolve a relação imbricada que a história do PCdoB tem com a própria história do Brasil. Dessa forma ficam evidentes os legados que os comunistas deixam para o povo e a nação. Destaca-se ainda a divisão em cinco gerações que construíram o Partido Comunista do Brasil neste século de existência.

A terceira parte do documento são as Sínteses orientadoras da atuação e construção do Partido. É um capítulo que remete às lições da trajetória centenária dos comunistas deixa para as novas gerações; são pontos altos do aprendizado coletivo do Partido.

A quarta parte do documento trata da Nova luta pelo socialismo em que a elaboração do PCdoB conta com o pensamento estratégico, revolucionário e contemporâneo para seguir à altura de seus desafios.

As homenagens e comemorações que iniciaram ainda em 2021 com o lançamento do livro Imagens da Centenária História de Lutas do Partido Comunista do Brasil (1922-2022), seguiu com o Festival Vermelho, em Niterói. Uma exposição iconográfica com o panorama do centenário foi exposta na Câmara dos Deputados. Foram feitos, em diversos pontos do país, atos comemorativos, lançamentos de livros e houve congratulações de intelectuais, artistas, personalidades do mundo político, acadêmico e dos movimentos sociais. Com as comemorações do centenário do PCdoB o povo brasileiro conheceu mais e melhor o Partido.

O ano do centenário também foi o ano em que o povo brasileiro derrotou a corrente de extrema direita que havia se instalado no governo da República após as eleições de 2018. Segundo a apresentação de Renato Rabelo e Luciana Santos as “As celebrações do Centenário do PCdoB se realizaram, em 2022, simultaneamente ao grande confronto político-eleitoral que resultou, em 30 de outubro, na vitória histórica da chapa Lula presidente, Alckmin vice. O bolsonarismo neofascista foi derrotado.”

O lançamento do livro, próximo do 101º aniversário do Partido Comunista do Brasil, marca a nova etapa por que passa o país. O terceiro mandato de Luís Inácio Lula da Silva na Presidência da República, com o PCdoB participando do novo governo, enseja oportunidades de diminuição das diferenças sociais, aprofundamento da democracia e fortalecimento da soberania nacional.

E como diz o próprio documento:

“Essa síntese se manifesta na busca crescente por acumulação de forças que o Partido Comunista do Brasil empreende neste início desta terceira década do século XXI: uma legenda com vida dinâmica e permanente, atuante em várias frentes de luta, com um expressivo coletivo militante, e respeitada pelo campo político democrático e progressista. Um Partido orientado por um Programa Socialista situado no contexto do mundo contemporâneo, condizente com a trajetória histórica do país e inserido no curso da luta política real. Um Programa com rumo (o socialismo) e caminho (o Novo Projeto Nacional de desenvolvimento).”