Boas vindas ao Portal Grabois, conheça nossa marca
O que você está procurando?

Há 21 anos, Brasil e o marxismo perdiam João Amazonas

27 de maio de 2023

Dossiê Especial João Amazonas elaborado pela Fundação Maurício Grabois

Em 27 de maio de 2002, o Brasil e o movimento comunista perderam João Amazonas, aos  90 anos de idade. Histórico quadro comunista, integrou a bancada de 14 deputados e um senador constituintes do Partido Comunista do Brasil, eleitos em 1945.

Em 1962, foi um dos responsáveis pela reorganização do PCdoB, sendo seu principal ideólogo e construtor. Lutou contra a ditadura militar, inclusive como um dos comandantes da Guerrilha do Araguaia. Foi um dos principais responsáveis pela construção da aliança pela democracia que derrotou a ditadura militar. Preparou o PCdoB para a resistência contra o neoliberalismo, que mais tarde culminou com a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva, em 2002.

Para lembrarmos de seu legado, a Fundação Maurício Grabois preparou o Dossiê Especial João Amazonas. O Dossiê traz dezenas de artigos do próprio Amazonas, mas também comentários de outros autores sobre seu pensamento e sua trajetória.

Liderança principal da terceira geração de dirigentes do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e uma das principais referências da quarta geração, João Amazonas se notabilizou também como teórico, ideólogo e organizador. Na passagem dos 21 anos de seu falecimento, sua gigantesca e inestimável contribuição para as conquistas democráticas do povo e do país, além de grande contribuição à teoria marxista, estão parcialmente retratadas nesse Dossiê Especial.

João Amazonas, presente!

Clique aqui para conferir o Dossiê Especial João Amazonas.