Boas vindas ao Portal Grabois, conheça nossa marca
O que você está procurando?

Entrevista de João Amazonas para o programa Roda Viva em 1989

1 de janeiro de 2024

No aniversário de 112 anos de João Amazonas, a Fundação Maurício Grabois relembra sua entrevista no programa Roda Viva em 1989

Grande construtor do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), João Amazonas nasceu há 112 anos, em Belém, em 01 de janeiro de 1912.

Amazonas entrou para o Partido Comunista do Brasil em 1935 quando tinha apenas 23 anos de idade. Em 1943, foi eleito membro do Comitê Central do partido e, em 1945, foi eleito deputado federal constituinte. Reorganizou o partido em 1962 sob a legenda PCdoB. Na década de 1980, trouxe o partido para a legalidade e foi um dos grandes responsáveis por articular a aliança em torno da candidatura presidencial do socialdemocrata Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 1989. Amazonas faleceu em 27 de maio de 2002, pouco antes de ver a vitória de Lula como presidente do Brasil.

Para lembrar de toda essa trajetória, a FMG organizou o Dossiê Especial João Amazonas com artigos de sua autoria, mas também de outros autores sobre a sua vida.

Entrevista para o Roda Viva

Um importante documento histórico no Dossiê Especial João Amazonas é a entrevista que o então presidente do PCdoB concedeu em 1989 ao famoso programa Roda Viva.

Nessa entrevista, Amazonas anuncia pela primeira vez a tendência do PCdoB apoiar a candidatura presidencial de Lula em 1989.

“Eu acho que a candidatura do Lula, dentro desse quadro que está aí, é a que tem maior expressão popular”, afirmou Amazonas naquela ocasião.

Aquele movimento foi o primeiro passo para a aliança no Brasil entre os socialdemocratas e os comunistas que teve início em 1989 e que se mantém permanente até os dias atuais.

Confira abaixo na TV Grabois a íntegra da entrevista em 3 partes: