Boas vindas ao Portal Grabois, conheça nossa marca
O que você está procurando?

Brasil e Venezuela debatem cooperação científica e tecnológica

2 de junho de 2023

Ministra Luciana Santos recebeu na última terça-feira (30) a ministra de Ciência e Tecnologia da Venezuela, Gabriela Jiménez Ramírez.

Ministra Luciana Santos recebeu na última terça-feira (30) a ministra de Ciência e Tecnologia da Venezuela, Gabriela Jiménez Ramírez. Com informações do MCTI.

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação Luciana Santos, recebeu nesta terça-feira (30), em Brasília, a ministra de Ciência e Tecnologia da Venezuela, Gabriela Jiménez Ramírez, para fortalecer as relações bilaterais. Temas como Amazônia, ciências oceânicas, biofábricas, desastres naturais e pesquisas em petróleo e gás foram discutidos pelas ministras.

“É de interesse do presidente Lula avançar nessa parceria com a Venezuela, temos problemas e desafios semelhantes para várias ações em conjunto”, afirmou Luciana Santos.

A ministra venezuelana contou que o país desenvolveu um tratamento de excelência com o uso de células troncos para pessoas com deficiência na tíbia. “Temos uma ciência aberta e queremos compartilhar esse conhecimento com o Brasil. Este tratamento de saúde de má formação óssea é uma referência na nossa área de saúde e tecnologia”, explicou.  

As ministras também debateram o déficit na formação e capacitação de novos engenheiros. “Hoje, falta mão de obra no país e em 10 anos esse déficit será muito maior”, disse Gabriela.

A ministra Luciana Santos afirmou que o Brasil está enfrentando o déficit de profissionais nas áreas das Tecnologias da Informação e da Comunicação com o programa Residência em TIC. Também defendeu uma parceria com a Venezuela para ampliar a formação de jovens e mulheres na ciência. “Essa é uma agenda que nós ministras temos em comum, ampliar o número de mulheres em ciência, tecnologia e inovação”, defendeu Luciana.