Boas vindas ao Portal Grabois, conheça nossa marca
O que você está procurando?

Fábio Palácio lança livro sobre as manifestações de junho de 2013

3 de julho de 2023

“Sob o céu de junho: as manifestações de 2013 à luz do materialismo cultural” sai pela editora Autonomia Literária com prefácio de João Quartim de Moraes.

O professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Fábio Palácio, acaba de lançar seu primeiro livro autoral. Trata-se de “Sob o céu de junho: as manifestações de 2013 à luz do materialismo cultural”, obra editada pela Autonomia Literária e que conta com prefácio de João Quartim de Moraes.

Dez anos após as manifestações de junho de 2013, os analistas ainda devem um entendimento mais delineado sobre a natureza desse enigmático fenômeno, que condicionou em larga medida o processo político posterior. Com base na abordagem teórico-metodológica conhecida como materialismo cultural, originalmente desenvolvida pelo autor galês Raymond Williams, o livro analisa a ambiência internacional que emoldura o Junho brasileiro, assim como a composição social, as motivações e as bandeiras do movimento, destacando suas relações com o campo político.

Também são abordadas as potencialidades e insuficiências dos novos modelos orgânicos alicerçados nas redes sociotécnicas. Conclui-se que 2013 foi a arena discursiva na qual grupos de diferentes orientações mediram forças, ensaiaram movimentos e testaram inéditas formas associativas, muitas delas ligadas às novas tecnologias de informação e comunicação. Ao trazer um novo olhar teórico, a obra busca ampliar o entendimento sobre os sentidos das manifestações, bem como sobre as ideologias que ecoaram sob o céu de Junho.

Objetivo ambicioso

“O objetivo de Fábio Palácio é ambicioso”, diz João Quartim de Moraes no prefácio do livro. De acordo com Moraes, o autor “inscreve a análise das manifestações de 2013 em uma densa reflexão sobre o lugar da comunicação e da cultura nas lutas políticas contemporâneas”.

“Retomando a categoria de materialismo cultural desenvolvida na segunda metade do século passado pelo marxista britânico Raymond Williams, ele procura mostrar como ela dá conta das mudanças na base econômica do capitalismo contemporâneo provocadas pelo desenvolvimento das indústrias intensivas em conhecimento e tecnologia e consequentemente do aumento inédito da importância da dimensão comunicativa das relações sociais, principalmente das políticas”, conclui o prefácio.

Sobre o autor

Fábio Palácio é jornalista, doutor em Ciências da Comunicação (ECA/USP) e professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), onde atua no Departamento de Comunicação Social e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia. É também editor da revista Princípios. Colabora com o caderno de ensaios “Ilustríssima”, do jornal Folha de S.Paulo. Entre 2002 e 2008 presidiu o Centro de Estudos e Memória da Juventude (CEMJ) e foi editor da revista Juventude.br.

Sobre o livro

Clique aqui para adquirir o livro

Autor: Fábio Palácio
Prefácio: João Quartim de Moraes
Ano: 2023