Boas vindas ao Portal Grabois, conheça nossa marca
O que você está procurando?

Livro aborda manifestações de 2013 à luz do materialismo cultural

10 de outubro de 2023

“Sob o céu de junho: as manifestações de 2013 à luz do materialismo cultural”, de Fábio Palácio, será lançado na próxima quarta-feira.

Na próxima quarta-feira (11), às 18h45, no Palácio Cristo Rei, será realizado o lançamento do livro “Sob o céu de junho: as manifestações de 2013 à luz do materialismo cultural”, de autoria do Professor do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Maranhão,  Fábio Palácio. 

O evento contará com a presença da Presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Manuella Mirella Nunes da Silva, e do Professor do Departamento de Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Maranhão, John Kennedy Ferreira, que discutirão a temática do livro com o autor.

Publicado pela editora Autonomia Literária e prefaciado pelo professor de Filosofia da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, João Quartim de Moraes, o livro vem sendo mencionado como uma das principais publicações lançadas por ocasião dos dez anos das manifestações de 2013.

A obra examina os protestos deflagrados no Brasil no período que é chamado de “Jornadas de Junho”: sua composição social, as motivações e bandeiras do movimento, suas relações com o campo político, a conjuntura internacional em que se inseriam e, em chave mais geral, o papel exercido pela comunicação e pela cultura nas lutas políticas contemporâneas. 

O autor recorreu à abordagem teórico-metodológica conhecida como materialismo cultural, desenvolvida pelo marxista galês Raymond Williams (1921-1988), na busca por ampliar o entendimento sobre as ideologias e os sentidos por trás da ebulição social que marcou o ano de 2013 no Brasil.

Fonte: Imirante