Boas vindas ao Portal Grabois, conheça nossa marca
O que você está procurando?

FMG e Escola João Amazonas participam do Encontro das Escolas no Foro de São Paulo

3 de julho de 2023

Durante o XXVI Foro de São Paulo realizado em Brasília em 29 e 30 de Junho e 01 e 02 de Julho, ocorreu o Encontro das Escolas de Formação dos Partidos e Movimentos Progressistas e de Esquerda

Por Altair Freitas

Durante o XXVI Foro de São Paulo realizado em Brasília em 29 e 30 de Junho e 01 e 02 de Julho, ocorreu o Encontro das Escolas de Formação dos Partidos e Movimentos Progressistas e de Esquerda, reunindo fundações e escolas dos partidos membros do Foro, além de delegações estrangeiras, especialmente da Europa. O objetivo fundamental  do Encontro foi debater e aprovar uma plataforma de trabalho conjunto no sentido de ampliar a integração dos partidos e movimentos da América Latina e Caribe no que diz respeito ao processo da formação de militantes e quadros, olhando principalmente as lutas gerais e específicas no continente, no sentido da conquista de uma integração soberana e enfrentamento com o imperialismo. Foi também um espaço para compartilhar as experiências formadoras dos respectivos partidos e movimentos membros do Foro.

O Brasil foi representado pela Fundação Maurício Grabois com a presença dos camaradas Adalberto Monteiro, presidente da Fundação e Secretário Nacional de Formação e Propaganda do PCdoB e Ricardo Abreu, o Alemão, Diretor de Relações Internacionais da Fundação. Pela Escola Nacional João Amazonas esteve presente o seu diretor, camarada Altair Freitas. O Partido dos Trabalhadores foi representado pelas companheiras Taís Maciel, da escola de formação e pela companheira Maria do Rosário, Secretária Nacional de Formação daquela legenda. Na condição de observadora, a Fundação Leonel Brizola-Alberto Pasqualini, vinculada ao PDT também se fez presente. Ao longo do Encontro, foram avaliadas as propostas apresentadas pela coordenação do Foro para as atividades de formação a serem desenvolvidas até a próxima edição do Foro, entre atividades presenciais e virtuais.

 De modo a contribuir para adensar o pensamento e ação desse esforço coletivo integracionista no trabalho de formação dos quadros das legendas componentes do Foro, o camarada Adalberto Monteiro, em nome do PCdoB, apresentou as linhas gerais do Sistema Nacional de Formação e Propaganda do partido. Apresentou também proposta de que nas atividades a serem desenvolvidas estejam presentes temas relativos à construção da soberania nacional de cada país com ênfase no desenvolvimento econômico, bem como sobre a perspectiva de enfrentamento ao capitalismo e a construção de alternativas a ele, com ênfase na perspectiva socialista. Ricardo Abreu Alemão sublinhou a importância do tema da integração, em suas múltiplas dimensões, na agenda de formação do Foro.

Pela Escola Nacional, o camarada Altair Freitas fez uma reflexão sobre a complexidade do processo de formação de militantes e quadros em países nos quais a educação e cultura são hegemonizadas pela ideologia capitalista, com sistemas escolares estruturados para, em geral, respaldar a estrutura social vigente, profundamente excludente e que propicia aos povos um baixo acesso às ciências em geral e a um ensino de forte cunho humanista e crítico. Apresentou também as linhas gerais do sistema nacional de formação coordenado pela Escola, apontando a distribuição de tarefas entre as diversas instâncias do partido, levando em conta o tamanho continental do Brasil e a necessidade de viabilizar um trabalho progessivo para formar continuamente militantes e quadros.

A coordenação do Encontro das Escolas aprovou de imediato a realização de um encontro presencial de formação a ser realizado em setembro deste ano em Cuba, e formatará nos próximos dias um programa de encontros virtuais com diversos temas para que quadros dirigentes das legendas componentes do Foro possam participar, intensificando assim a integração latino-americana e caribenha no trabalho de formação.

Altair Freitas é diretor da Escola João Amazonas, a escola de formação política do PCdoB.