Por Carlos Rogério Nunes, coordenador do GT “Mundo do trabalho”

Por iniciativa do Secretário Sindical Nacional do PCdoB e da Fundação Maurício Grabois, foi constituído um Grupo de Trabalho (GT) que irá discutir e elaborar entendimentos acerca do debate da centralidade do trabalho na sociedade capitalista. Muitos teóricos, a serviço dos interesses das grandes corporações capitalistas, afirmavam, dentre outros devaneios, o fim do trabalho como categoria fundante da sociedade capitalista.

O GT “Mundo do trabalho” foi constituído no último dia 9 de setembro em uma reunião (híbrida) que contou com a participação de lideranças operárias, estudiosos do tema, dirigentes do PC do B e da Fundação Maurício Grabois. O GT terá uma duração de 12 meses e realizará seminários para aprofundar o tema, assim como realizará atividades com lideranças operárias e segmentos sociais como o de mulheres, negros e juventude.

A Composição do GT ficou a seguinte: Nivaldo Santana (Secretário Sindical Nacional do PCdoB); Sérgio Barroso e Adalberto Monteiro (ambos da Fundação Maurício Grabois e da direção nacional do PCdoB); Vânia Marques (Dirigente da CONTAG e da FETAG-BA); Carlos Rogério Nunes (Dirigente da CTB nacional); Flora Briosch (Dirigente da CTB BA); João Batista Lemos (direção nacional do PCdoB); Márcia Silva (Professora de Pós-graduação); Euzébio Jorge (Professor de graduação e Pós-graduação) e David Fialkow (Professor e assessor sindical).