Mês Lênin #01: O que os marxistas clássicos pensavam sobre Lênin?
No mês do centenário da morte de Lênin, a Fundação Mauricio Grabois inaugura uma série de matérias de divulgação do pensamento do maior revolucionário do século XX.
Por Theófilo Rodrigues
O mês de janeiro de 2024 marca o centenário da morte de Lênin.
Vladímir Ilitch Ulianov Lênin nasceu em 22 de abril de 1870, em Simbirsk, na Rússia, e faleceu em 21 de janeiro de 1924, em Gorki.
Para registrarmos essa data, o portal da Fundação Maurício Grabois lança o Mês Lênin. Ao longo de todo o mês de janeiro, a FMG divulgará obras de autoria do próprio revolucionário russo, ou de outros autores sobre o seu legado.
Para inaugurar o Mês Lênin, organizamos uma lista com 10 textos de autores marxistas clássicos sobre a vida e obra do mais importante revolucionário do século XX.
Confira abaixo:
José Carlos Mariátegui: Lênin – Texto publicado no Claridad, No. 5, marzo de 1924, Lima – Perú. O sociólogo peruano José Carlos Mariátegui foi um dos primeiros e mais influentes pensadores do marxismo latino-americano no século XX. O texto foi escrito em forma de obituário logo após a morte de Lênin.
Gramsci: A obra de Lenine – Texto do marxista italiano Antonio Gramsci publicado em Il Grido del Popolo, em 14 de Setembro de 1918.
Ho Chi Minh: O caminho que me levou ao leninismo – Artigo do líder da revolução vietnamita, Ho Chi Minh, publicado originalmente no órgão soviético Problemas do Oriente por ocasião do aniversário dos 90 anos de nascimento de Lênin, em 1960
Dimitrov: Lenine e o movimento operário revolucionário nos Balcãs – Texto de G. Dimitrov publicado no Krasnii International des Syndicats» N.°s 1-4, em 1924. Dimitrov foi líder sindical e um dos fundadores do Partido Comunista Búlgaro em 1919. Foi um dos principais líderes da III Internacional.
Losurdo: O aniversário do nascimento de Lenine – Texto publicado pelo marxista italiano Domenico Losurdo em 25 de Abril de 2010
Lukács: Posfácio do livro “Lênin: um estudo sobre a unidade de seu pensamento” – Posfácio escrito pelo marxista húngaro György Lukács, em 1967, ao livro de sua autoria: “Lenin: um estudo sobre a unidade de seu pensamento”.
Pashukanis: Lenin e os problemas do direito – Artigo de Evgeny Pashukanis publicado em 1925 em Lenin i voprosy prava, Revoliutsiia prava: Sbornik 1 (1925), Kommunisticheskaia akedemiia Moscow. Pashukanis foi o principal estudioso marxista da questão do direito.
Luciano Gruppi: O Pensamento de Lênin – Último capítulo do livro “O pensamento de Lênin”, de autoria do marxista italiano Luciano Gruppi.
Žižek: As “Teses de abril”, de Lenin – Trecho do livro Às portas da revolução: escritos de Lenin de 1917, uma antologia de textos de Lenin selecionados pelo marxista esloveno Slavoj Žižek.
Esses e outros textos fazem parte do Dossiê Especial Lênin organizado pela Fundação Maurício Grabois.