Por Theófilo Rodrigues
Janeiro de 2024 marca o centenário da morte de Vladimir Ilitch Ulianov Lênin.
Para registrar essa data, o portal da Fundação Maurício Grabois lançou no início do ano o Mês Lenin.
O primeiro especial trouxe uma série de textos de autores clássicos do marxismo sobre a vida de Lenin (Veja aqui o Mês Lênin #01).
Para o segundo especial (Mês Lênin #02), os textos selecionados foram escritos pelo marxismo brasileiro. O Mês Lênin #02 contou com textos de nomes históricos do marxismo leninismo brasileiro como João Amazonas e Maurício Grabois, entre tantos outros. Trouxe também uma resolução do Comitê Central do Partido Comunista do Brasil sobre o legado de Lênin.
O Mês Lênin #03 listou quatro obras sobre o revolucionário russo que foram publicadas pela Editora Anita Garibaldi.
Agora, o Mês Lenin #04 anuncia o lançamento de “O desenvolvimento da capitalismo na Rússia”, a primeira grande obra escrita por Lênin.
Editado pela Boitempo com parceria da Fundação Maurício Grabois, o livro chegou nesta segunda-feira (15/01) nas livrarias de todo o Brasil.
“O desenvolvimento da capitalismo na Rússia” foi escrito pelo jovem Lênin enquanto esteve preso entre 1896 e 1899. Vale lembrar que Lênin foi preso com 26 anos de idade e que a maior parte desse tempo de prisão foi no exílio na Sibéria.
Trata-se de uma obra econômica com o objetivo de demonstrar que o capitalismo já estava emergindo na Rússia. Essa não era uma afirmação óbvia na época, pois a Rússia possuía uma formação social e econômica bem distinta daquela vivida pela Europa ocidental. A Rússia era, naquele fim de século XIX, um país com uma economia muito atrasada. Nas palavras de Perry Anderson (1989, p. 22), “este trabalho foi a primeira aplicação séria da teoria geral do modo de produção capitalista exposta em O Capital a uma estrutura social concreta, combinando uma série de modos de produção em uma totalidade histórica articulada”.
Além da rigorosa análise econômica, o livro traz ainda uma proposta estratégica de luta: a necessidade de articulação política entre o campesinato e o proletariado urbano.
Com 624 páginas, a nova edição conta com apresentação de José Paulo Netto.
Referência:
ANDERSON, Perry. Considerações sobre o marxismo ocidental. São Paulo: Brasiliense, 1989.
Ficha técnica:
autor: Vladímir Ilitch Lênin
tradução de: Paula Vaz de Almeida
apresentação: José Paulo Netto
orelha: Anderson Deo
capa: Maikon Nery
apoio: Fundação Maurício Grabois
coleção: Arsenal Lenin
editora: Boitempo
páginas: 624
formato: 21cm x 16cm x 2cm
peso: 700 Gramas
ano de publicação: 2023
encadernação: brochura
ISBN: 9786557173305