Entrevista com Newton da Costa realizada pela revista Princípios em 1997
Professor aposentado do Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, Newton da Costa faleceu na última terça-feira (16/04) aos 94 anos
Faleceu na última terça-feira (16/04), aos 94 anos, o criador da lógica paraconsistente – que, diferente da lógica tradicional, introduz a contradição no pensamento lógico -, o professor Newton da Costa.
Newton da Costa nasceu em Curitiba (PR), em 1929, e se formou em Engenharia Civil e em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde tornou-se doutor e deu aulas durante 14 anos. Lecionou também no Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e atuou como professor visitante em universidades dos Estados Unidos, França, Itália e Austrália, entre outros países.
Newton da Costa publicou mais de 150 artigos e livros, entre eles Sistemas Formais Inconsistentes – sua tese de doutorado, lançada em 1963 pela UFPR, primeira divulgação da lógica paraconsistente -, Lógica Indutiva e Probabilidade (Hucitec/Edusp) e O Conhecimento Científico (Discurso Editorial).
Para registrarmos a importância de seu pensamento, reproduzimos abaixo a íntegra da entrevista que Newton da Costa concedeu para a revista Princípios em 1997, publicada no n. 49 (maio, junho, julho de 1998).
Essa entrevista foi realizada por Edvar Bonotto, mestre em filosofia do direito pela PUC-SP, com a participação de Cristiano Capovilla, Fábio Palácio, Geordy Pereira e Marize Conti.