Nesta quinta-feira (23/05), a TV Grabois relembra os 100 anos da Coluna Prestes em um programa especial com a socióloga Ana Maria Prestes e o historiador Fernando Garcia.
A Coluna Prestes, liderada por Luís Carlos Prestes, teve início em 1924 e durou até 1927. Entre as reivindicações da mobilização, estavam o voto secreto, a reforma do ensino público, a obrigatoriedade do ensino primário, a reforma agrária e a moralização da política. A pobreza e as condições precárias de vida no interior do Brasil também eram denunciadas.
Leia mais: Dossiê Especial Luís Carlos Prestes
Neste ano de seu centenário, a Fundação Maurício Grabois tem realizado uma série de exposições com imagens históricas daquele momento. A primeira exposição aconteceu durante o Festival Vermelho, em Salvador. Agora, em maio, a exposição está em Brasília, na Câmara dos Deputados.
Clique aqui para ver as imagens da Exposição Coluna Prestes 100 anos
“Para nós, é muito emocionante poder, 100 anos depois, trazer novamente à luz o que foi esse evento tão grandioso, uma epopeia humana reconhecida mundialmente, que foi a Coluna Prestes, que tem vários nomes. A Coluna Prestes foi isto: um amor pelo Brasil que precisou andar armado para derrubar a República Velha e instalar uma agenda que até hoje nós perseguimos diariamente nas nossas lutas”, diz a socióloga Ana Prestes, neta de Luís Carlos Prestes.
Leia mais: Mostra resgata episódios marcantes no centenário da Coluna Prestes
Confira abaixo: